O Dia Mundial da Bicicleta é celebrado no dia 3 de junho. A data foi instituída em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de incentivar o uso desse meio de transporte alternativo, que visa garantir qualidade de vida e saúde aos indivíduos.
Essa prática sustentável e acessível se trata de uma atividade física que melhora o bem-estar, a curto e a longo prazo, além de diminuir despesas com passagens e até mesmo com gasolina.
O chefe da Seção de Assistência Nutricional (SANUT), Aldemir Soares Mangabeira Júnior, utiliza a bicicleta tanto como meio de transporte quanto para os momentos de lazer. De 2000 a 2009, ele trabalhou todos os dias de bike. “Atualmente, não venho com a mesma regularidade, busco mesclar a prática de alguma atividade física regular, enquanto contemplo a cidade e economizo combustível. Eu ouço música e aprecio a paisagem, optando sempre pelas calçadas ou pelas ciclovias”, conta.
Aldemir relata que começou a fazer moutain bike em 2000, com colegas do Tribunal, como o dr. Edgar Alves, Edson Tsuboi e José de Jesus (hoje aposentado). “Vimos o esporte crescer nas últimas décadas em todo o país. Não sou ciclista profissional e nem tenho bikes caras. Lembro-me muito de uma trilha que fizemos a Cocalzinho (GO), em 2004, foi um momento inesquecível”, recorda. "O mountain bike é bom para saúde física e mental", ressalta dr. Edgar.
Qualidade de vida
Buscando estar sempre alinhada ao desenvolvimento sustentável, a Assessoria de Gestão Sustentável (AGS) implementou o bicicletário, em 2015, com a disponibilização de um espaço para até 50 bicicletas, para facilitar o acesso de servidores e colaboradores do Tribunal que utilizam esse meio de transporte; e para promover reflexão acerca da redução da emissão de gases poluentes dos veículos, da racionalização do transporte e da preservação do meio ambiente.
O bicicletário está localizado no térreo do Edifício Ministros II. O espaço dispõe de banheiros masculino e feminino, com chuveiro e armários para que os usuários possam se preparar adequadamente, após o percurso de casa para o STJ.
A Seção de Segurança Ostensiva e de Monitoramento (SESOM) é a unidade responsável pelo credenciamento dos servidores. Para realizar o cadastro, o servidor deve comparecer ao Setor de Credenciamento, localizado no subsolo do Edifício Plenários, com seu crachá funcional, e assinar o Termo de Utilização do Vestiário do Bicicletário.
Para mais informações, entre em contato com a AGS nos ramais 6062, 6754 ou 6781.