A Secretaria de Auditoria Interna (AUD) promoveu, nesta quinta-feira (19), um workshop para conscientizar e sensibilizar as unidades auditadas sobre o tema “Atendimento às recomendações de auditoria”. O evento foi realizado, às 15h, por meio da plataforma virtual Zoom, e contou com a participação de secretários e de assessores das áreas auditadas.
O workshop foi conduzido pelo coordenador de Auditoria de Aquisições e Contratações (CAUC), Diocesio Sant’Anna, que explicou como o processo de auditoria é feito, os aspectos que precisam ser melhorados e esclareceu dúvidas dos participantes.
“Antes daquela recomendação ser auditada, vamos comunicar à unidade, informar por e-mail ou via Teams, ou até mesmo por reunião, para que o gestor fique ciente de que vai ter aquele monitoramento”, esclareceu o coordenador.
Participaram também da iniciativa, o secretário de Auditoria Interna, Ivo Mützenberg, o coordenador de Auditoria de Tecnologia da Informação (CAUT), Wadson Sampaio, a coordenadora de Auditoria de Pessoal (CAUP), Rejane Ribeiro Mangabeira, e a coordenadora de Auditoria de Governança Institucional e de Gestão (CAUG), Ana Paula Santana.
O servidor Daniel de Godoy Lopes, lotado na Seção de Acompanhamento da Estratégia (SAPES), explicou que o atendimento às recomendações é um trabalho de médio a longo prazo para atingir metas maiores e que foi incluído como um indicador estratégico em 2018, no Plano STJ 2020, como uma ferramenta para fortalecer a governança institucional.
Foram apresentados normativos, documentos, manuais, processos de monitoramento das recomendações e seus indicadores de atendimento, além de ações realizadas pela AUD como a elaboração do Padrão de Monitoramento de Recomendações, a avaliação de indicadores de desempenho, a inclusão das recomendações orientadoras e a divulgação das datas de monitoramento.
Todos os documentos apresentados podem ser encontrados na página da Secretaria de Auditoria Interna na intranet. Essas recomendações constituem a essência do trabalho de auditoria e é por meio delas que a AUD agrega valor à gestão do Tribunal.