No último domingo (22) foi celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da biodiversidade e de sua preservação.
No Brasil se encontra a maior biodiversidade do planeta e os números de espécies da fauna e da flora impressionam. Dados do IBGE apontam que foram catalogadas mais de 46.000 espécies da flora no país. Além disso, o Brasil tem a maior diversidade de peixes no mundo, com mais de 4.388 espécies; cerca de 1.924 espécies de aves e mais de 720 espécies de mamíferos.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Assessoria de Gestão Ambiental (AGS), realiza periodicamente ações de sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos. Essas ações relacionadas à gestão de resíduos dentro do Tribunal são fundamentais, uma vez que a má gestão causa impactos diretos no ecossistema. A exemplo disso está a atuação na conservação do parque Bosque dos Tribunais, onde podem ser encontradas espécimes predominantes do cerrado.
O STJ, comprometido com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, tem pautado suas ações no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazendo as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas agora e no futuro.
As informações desta matéria estão relacionadas ao ODS 14: Vida na Água – Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; e ao ODS 15: Vida Terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.