Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

20 de maio de 2022 - ed. 1850

Cuide da sua saúde ocular
 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adere a Campanha 24 horas pelo Glaucoma, a partir desta sexta (20), iluminando a sua fachada na cor verde, até o final deste mês. Promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), a campanha ocorrerá no sábado (21), em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26).

No dia 21, das 9h às 17h, será realizada uma maratona de atividades nas redes sociais do CBO, com o objetivo de promover uma grande mobilização em torno da doença. As atividades serão on-line, em conjunto com a SBG e com o apoio de diversas empresas.

No canal do CBO, pelo YouTube, serão transmitidas reportagens em vídeo, entrevistas com especialistas e esclarecimentos sobre uso de medicamentos, realização de tratamentos e formas de acesso ao atendimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação contará, ainda, com a exibição de depoimentos de pacientes e de celebridades, trazendo alertas sobre a necessidade de prevenção contra essa doença.

Além disso, prédios e monumentos públicos ficarão iluminados na cor verde, que representa a luta contra o glaucoma.

O glaucoma é considerado a maior causa de cegueira evitável. A iniciativa pretende conscientizar a população sobre os riscos desse transtorno e destacar a importância de fazer consultas e exames de prevenção com regularidade.

A doença

O glaucoma é uma doença ocular que provoca a atrofia do nervo óptico, estrutura responsável por transmitir o que olho enxerga ao cérebro para formar a visão. A pressão intraocular muito elevada machuca o nervo óptico progressivamente, e não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda da visão permanente.

Estima-se que há cerca de 1,5 milhão de pessoas com glaucoma no Brasil. E no mundo, estima-se que, em 2020 havia 80 milhões de pessoas com o diagnóstico. Uma projeção da Associação Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB) indica que o total de pacientes em todo o mundo chegará a 112 milhões até o ano de 2.040.

Entre os fatores que predispõem o surgimento do glaucoma estão: pressão intraocular elevada, histórico familiar e idade. O tratamento é feito, primordialmente, à base de colírios. Porém, procedimentos a laser podem ser prescritos para controlar a pressão ocular e, em alguns casos, cirurgias são necessárias.

Obtenha mais informações no e-book disponibilizado pela SBG e CBO.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).