A pandemia da Covid-19 mexeu com a rotina de trabalho do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por isso, desde o final de agosto, a Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED) decidiu investir na realização de encontros virtuais do projeto Museu-Escola. Nessa terça (16), a unidade promoveu a última edição de 2021, recebendo mais de 100 alunas da Escola Vila das Crianças. Apesar da distância, as jovens estudantes do 9º ano do ensino fundamental demostraram entusiasmo durante as lições de cidadania.
Inicialmente, as meninas foram recebidas pelo chefe da Seção Educativa e Social (SEDUC/ SED), Valmir Vargas, acompanhado do juiz instrutor Marcos Mairton da Silva, lotado no gabinete do ministro Raul Araújo, da servidora e gestora do projeto, Alexandra Goes e da educadora Manuela Martins. Valmir destacou a participação da Escola Vila das Crianças, que já esteve presente em 73 edições do projeto.
“Estamos muito felizes com a presença da Vila das Crianças aqui no STJ! Hoje é um dia especial, pois estamos encerrando o projeto Museu-Escola de 2021. Faço votos que, em breve, uma vez superadas as dificuldades em relação à pandemia, a gente possa interagir novamente, e pessoalmente, seja no âmbito do Tribunal, seja no âmbito da própria escola”, comemorou Valmir.
Compromisso com a educação
O juiz instrutor, Marcos Mairton, conversou durante uma hora com as estudantes sobre os poderes da república, em especial o Judiciário, a composição, a organização e o funcionamento da Corte, bem como as atribuições dos ministros. Ao final da videoconferência, as crianças avaliaram positivamente o encontro e tiraram dúvidas com o magistrado. “Fico muito grato por ter sido convidado mais uma vez para participar desse diálogo com os estudantes”, disse Mairton.
Além de julgar milhares de processos que chegam de todas as partes do país, o STJ vem assumindo um novo compromisso diante da sociedade: educar jovens estudantes. Desde 2001, mais de 200 mil alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal e do entorno (e de outras regiões do Brasil) já visitaram o Tribunal da Cidadania. E não apenas para conhecer um dos mais importantes órgãos da Justiça brasileira, mas para aprender valores e atitudes importantes na formação de um cidadão.