Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

17 de novembro de 2021 - ed. 1725

Obras que embelezam a Corte
 

Conhecer a vegetação, ver as ondas do mar ou o interior dos oceanos são coisas que acontecem na vida real. Mas, no Espaço Cultural STJ, esses eventos são parte de uma apresentação virtual criada por um grande artista de obras plásticas.

A Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), em parceria com a Coordenadoria de Imprensa e Conteúdo (CIMP/SCO), disponibiliza, nesta quarta (17), na área de Exposições do Flickr do Superior Tribunal de Justiça (STJ), as obras do colombiano Pablo Manrique.

A mostra traz uma seleção de imagens que têm como temas principais: o mundo vegetal e as águas oceânicas. As obras inspiram mundos magníficos em nuances de tons verdes e numa atmosfera das transparências. Pinturas que subvertem estruturas fechadas e nos movem a descobrir sentidos mais profundos do que as primeiras aparências.

O artista

Inventivo e habilidoso, o artista colombiano realizou, no ano de 2019, no Espaço Cultural STJ, a exposição A parte e o Todo. Tendo em vista o sucesso da mostra e os sentimentos de surpresa e admiração causados no público que teve a oportunidade de vislumbrá-la à época, a CULT trouxe novamente às obras de Manrique, agora, no formato virtual.

“Procuramos, a partir desta exposição virtual, recordar a engenhosidade desse artista, trazendo a novos públicos as imagens das obras de sua criação exibidas naquela ocasião”, explica o chefe da Seção de Memória e Difusão Cultural (SEMEC/SED), Evanildo da Rocha Carvalho.

Natural de Bogotá, Pablo formou-se pela Academia Guerrero de Arte, e, logo depois, pela Escola de Belas Artes em Havana, Cuba. Também pintou e aprendeu com o mestre Mário Mendonça. Radicado há alguns anos no Brasil, cria seus quadros imerso na natureza da Mata Atlântica, na região serrana próxima da cidade histórica de Paraty, onde reside.

Conheça mais sobre o trabalho do artista.

Uma das obras de Pablo Manrique, ainda embeleza o Tribunal. A arte “Corriente #3”, tema da terceira edição do periódico virtual Arte no Tribunal, foi doada ao STJ por ocasião da exposição A parte e o Todo e se encontra na galeria do Espaço Cultural para ser apreciada por servidores e visitantes.

Espaço da Cidadania

O acervo de obras de arte do STJ conta hoje com centenas de peças de renomados artistas. A coleção é o resultado de doações dos artistas em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público.

O Espaço Cultural STJ, criado em 2001, já abrigou mais de 170 exposições temporárias, com exibições de artistas de várias partes do país e do exterior. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência como ambiente inovador e amplamente visitado pelo público apreciador das artes visuais em geral e especialmente pelos servidores do Tribunal.

A última exposição presencial no Espaço Cultural STJ foi a do artista brasiliense Fernando Rabuja, em março de 2020. As obras do artista ainda se encontram na galeria do Espaço Cultural e suas aquarelas também foram objeto da primeira exposição virtual no Flickr do STJ.

A CULT ressalta que perante a pandemia, as atividades presenciais precisaram se readequar às novas circunstâncias. As exposições presenciais, que aguardam a melhoria do cenário para serem retomadas, continuarão, doravante, com suas versões virtuais.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).