Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

12 de novembro de 2021 - ed. 1723

Olhares da infância
 

No dia 8 de dezembro, o Poder Judiciário comemora o Dia da Justiça, em homenagem aos profissionais que se dedicam permanentemente à construção de uma justiça mais efetiva. Pensando nisso, a Comissão da Primeira Infância do STJ, com o apoio da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde, criou o projeto Festival de Vídeos – A Justiça pelo olhar das crianças. A ideia é aproximar a infância da temática, por meio da seleção de vídeos de filhos de servidores, terceirizados e estagiários da Corte, entre 4 e 12 anos, respondendo à pergunta: “O que é justiça para você?”.

Os vídeos poderão ser encaminhados até 19 de novembro para o WhatsApp (61) 99301-1283.

Em março de 2021, o Superior Tribunal de Justiça assinou o Pacto Nacional pela Primeira Infância, que foi abraçado pelo programa Humaniza STJ, atualmente presidido pela juíza auxiliar do gabinete da Secretaria-Geral da Presidência, Sandra Silvestre.  De acordo com os membros da Comissão da Primeira Infância, o projeto pretende, de alguma forma, “entrar no mundo das crianças e enxergar a essência criativa e compassiva que elas possuem”.

Oito vídeos serão selecionados e a Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal produzirá um único material visual, que será publicado em 7 de dezembro.

Além de compreender a justiça na perspectiva infantil, o projeto tem os objetivos de fomentar formas criativas de expressão e proporcionar o diálogo entre pais e filhos, dando voz às crianças e estimulando o debate sobre o tema no âmbito do STJ e do CJF.

Mas, atenção! Algumas regras devem ser observadas na hora de preparar o vídeo, como: duração máxima de 30 segundos; boa qualidade audiovisual; identificação da criança (nome e idade) e do responsável (nome e setor de trabalho), e autorização por escrito do responsável para a divulgação em redes sociais. Participe! Desperte o espírito crítico do seu filho e estimule o desenvolvimento dos seus valores para o exercício da cidadania!

 

Algumas dicas para gravar o vídeo com celular:

1. Limpe a lente da câmera do seu celular

Sujeiras na lente da sua câmera podem alterar a qualidade dos seus vídeos.

2. Encontre um ambiente iluminado

Encontre um ambiente iluminado naturalmente para fazer seus vídeos.

Vale lembrar que os sensores de luz e as lentes dos smartphones são menores do que os de câmeras comuns.

3. Prefira ambientes sem ruído para gravar seus vídeos

Ruídos de fundo podem ser desagradáveis e atrapalhar a atenção de quem assiste.

4. Grave com o celular na horizontal

É interessante gravar no modo paisagem (horizontal), pois o vídeo preenche toda a tela.

5. Mantenha o celular fixo

Você pode usar qualquer objeto da casa que tenha peso e colocar o aparelho numa altura em que consiga filmar a criança em “formato boneco” (da cintura para cima), enquadrando a cabeça.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).