Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

23 de julho de 2021 - ed. 1650

Transparência com mais tecnologia
 

A Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) disponibilizou na Intranet painéis virtuais com as estatísticas processuais do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os dados estão organizados na plataforma Power BI (Power Business Intelligence), parte do pacote da Microsoft, e a iniciativa pretende dar mais transparência e rapidez à divulgação das informações estatísticas do tribunal. A plataforma permite cruzar dados, personalizar dashboards (painéis de monitoramento de métricas e indicadores) e otimizar a análise das informações. O Power BI também permite que gráficos atuem de maneira dinâmica, ou seja, quando se clica em uma área do gráfico, as demais se ajustam para representar o conjunto de dados escolhidos.

Gerenciamento fácil de informações

Segundo o secretário da SGE, Montgomery Wellington Muniz, ao disponibilizar as informações em painéis para os gabinetes dos ministros – as unidades da ponta do STJ –, gerenciar informações por essas unidades se torna muito mais fácil. “A iniciativa proporciona maior compreensão do desempenho, tanto do tribunal quanto dos gabinetes de ministros”, esclarece. Nesse primeiro momento, serão disponibilizadas informações gerais do trâmite processual na unidade, desde o recebimento até a baixa, bem como do acervo do Tribunal e dos ministros. “Na próxima etapa, o sistema será aprimorado com novos painéis, com mais informações”, destaca Montgomery.

De acordo com o chefe da Seção de Padronização de Informações Estatísticas (SEEST/CDAD/SGE), Walber Jericó Rodrigues, “as informações disponibilizadas no Power BI permitem que o usuário tenha condições de verificar as estatísticas do trâmite processual diariamente. Isso proporcionará melhor planejamento de ações para o alcance dos objetivos. As consultas disponibilizadas contêm parte dos dados do boletim estatístico mensal, como processos recebidos, distribuídos e baixados. Essas consultas podem ser personalizadas por períodos, por ministros e por períodos e ministros – inclusive de meses em aberto, já que contém dados diários”, observa. Também é possível verificar a quantidade de processos em tramitação, por ano, desde 2016.

 

Informações que agregam valor

A recente atualização cumpre uma finalidade da SGE: disponibilizar informações que agreguem valor ao Tribunal, no momento certo e apoiando o planejamento das ações e o processo decisório. Entre os próximos passos, está criar painéis de uso individualizado, com controle de acesso, para a gestão interna dos gabinetes. Os painéis de acompanhamento processual estão disponíveis na Intranet, na opção Estatística Processual, na página da Gestão Estratégica. As atualizações são realizadas diariamente pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI).

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).