Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

28 de janeiro de 2021 - ed. 1529

Juntos, mesmo a distância
 

Lives, webinários e reuniões virtuais ganham força durante a pandemia, tornando-se uma alternativa para evitar aglomerações. Tempo de deslocamento, maior alcance e interação, menor custo de infraestrutura e suporte em relação a atividades presenciais são apenas algumas vantagens dos encontros realizados pelas redes sociais. Mas, como preparar eventos dessa natureza no STJ? Pensando nisso, a Secretaria de Comunicação Social (SCO) e a Assessoria de Cerimonial e Relações Públicas (ACR), com o apoio de unidades da Casa, criaram o Manual de Realização de Live no STJ.

O guia ajudará os servidores a planejar e realizar melhor suas transmissões de vídeo ao vivo pela internet. Por envolver áreas distintas, o manual traz um passo a passo, desde o agendamento até a divulgação dos eventos, passando por regras básicas da chamada “etiqueta digital”. Informações técnicas, prazos de solicitação, atribuições dos setores, arte visual, meios de comunicação, contatos, opção por tradução em Libras, tudo está explicado em detalhes no tutorial. Hoje, o STJ possui plataformas de transmissão de eventos pelos canais YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.

Para a secretária da SCO, Cristine Genú, a adoção do manual é importante para padronizar a solicitação das transmissões feitas pelas diversas áreas. “A publicação foi pensada para planejar, organizar, otimizar e executar o serviço nos diferentes setores envolvidos, para que não houvesse conflito de horário entre eventos e sessões do STJ. Apesar de já estarmos vivenciando essa situação há algum tempo, acredito que o guia possa trazer informações úteis”, afirmou.

Noções básicas

Além de mostrar o “caminho das pedras” para os encontros a distância, o manual traz dicas sobre alguns padrões que devem ser observados no mundo digital. Vestimenta, cenário, iluminação, equipamentos utilizados, como se portar diante da câmera, o que deve ser evitado, entre outros pontos. Por fim, o guia ainda revela um roteiro com procedimentos simples a serem adotados antes e durante as lives. Para acessar o Manual de Realização de Live no STJ, clique aqui.

Segundo a assessora-chefe da ACR, Aline Gurgel, a publicação surge em meio a um cenário atípico, causado pela Covid-19, em que o Tribunal precisa estar em consonância com a realidade do Judiciário, que vem se utilizando cada vez mais de soluções digitais, como o trabalho remoto e a videoconferência, para evitar aglomerações em eventos fechados. 

“A ACR, em parceria com a SCO, propõe um manual para a condução dos eventos virtuais. Ele foi elaborado com o intuito de alinhar as práticas de eventos on-line implantadas no STJ e prestar assistência no planejamento, na organização e execução dessas atividades, por meio das plataformas digitais”, concluiu

Para acessar o tutorial, na intranet, basta clicar em Comunicação Interna > Identidade Visual > Manual de Realização de Live. Venha conferir!

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).