O diretor-presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, fez um balanço sobre o ano de 2020 em entrevista realizada para o canal da Fundação no YouTube, onde foram destacados os resultados favoráveis da implantação do processo administrativo eletrônico e do trabalho remoto.
Neste ano também foi lançado o novo simulador no Portal do Participante, implantou-se a ficha eletrônica de adesão ao plano de benefícios, o Pix passou a ser o novo canal de recebimento das contribuições facultativas e a fundação alcançou as marcas de 20 mil participantes e de 1 bilhão de patrimônio gerido. Tudo isso aconteceu com a equipe trabalhando a maior parte do tempo remotamente, de forma comprometida e motivada, com reflexo, inclusive, nos resultados da pesquisa de clima organizacional, que alcançou índice geral elevado de favorabilidade, de 84,32%.
O resultado apresentado pelo Plano de Benefícios da Fundação em novembro foi bastante positivo (2,82% em termos nominais e 1,92% em termos reais), acima do benchmark do PB no mês (1,22% em termos nominais e 0,32% em termos reais). Esse foi o segundo melhor resultado mensal, em termos nominais, obtido desde o início das operações do Plano de Benefícios, ficando abaixo apenas do resultado obtido em abril deste ano, de 2,97%.
No acumulado de 2020, o Plano de Benefícios apresenta resultado de 5,41% em termos nominais e 2,21% em termos reais, permanecendo abaixo da meta para o período (7,01% em termos nominais e 3,76% em termos reais). A meta para 2020 é de IPCA + 4,15%. Para a meta ser alcançada, a recuperação nos preços dos ativos verificada em novembro precisará voltar a ocorrer no último mês do ano, e de maneira mais intensa na Renda Fixa. Para mais detalhes, consulte o relatório e o comparativo de rentabilidade.
Durante a entrevista, Amarildo também falou sobre as perspectivas futuras e os produtos que deverão ser lançados no próximo ano, como novo extrato para o participante, aplicativo mobile, novo site da Fundação e adoção dos perfis de investimentos.