Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

27 de maio de 2020 - ed. 1365

Mapeando as habilidades
 

A formação e capacitação constante de servidores e colaboradores é uma das principais estratégias administrativas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e essas ações continuam – apesar da quarentena. A Escola Corporativa do STJ (ECORP) prepara-se para realizar o Ciclo de Diagnóstico de Competências, um levantamento das habilidades necessárias para os servidores exercerem suas atividades nas respectivas unidades. Esse diagnóstico é um dos principais subsídios para o Plano de Ações de Educação Corporativa (PAC) do STJ.

No momento, a ECORP está em uma fase preliminar do diagnóstico, atualizando o Mapeamento de Atribuições por Produtos (MAP), uma ferramenta gerencial que avalia posturas comportamentais e funções necessárias em cada posto de trabalho. Os gestores têm até  sexta (29) para mandar alterações no mapeamento de suas unidades e as demandas de capacitação.

“Cada gestor do Tribunal recebeu um e-mail pelo Aprimore ([email protected]) solicitando que fizesse as atualizações no MAP de sua unidade que julgassem necessárias, com instruções e um formulário eletrônico para reavaliar as atribuições”, ressalta o diretor da ECORP, Pablo Fernando Pessôa de Freitas.

Pablo Freitas, esclarece que devido à pandemia de coronavírus, foi necessário adaptar os procedimentos. “O diretor-geral, Lucio Marques, solicitou que levássemos em conta os efeitos da quarentena e do trabalho remoto na realização do diagnóstico neste ano e no planejamento do próximo PAC”, aponta.

Adaptar é preciso

Segundo Antônio Alves Monteiro, servidor da ECORP e um dos gestores do Aprimore, 20 unidades solicitaram mudanças nos MAPs – principalmente na área de capacitações para trabalho remoto e ações de EaD. “Nossa expectativa é que pelo menos 50 unidades – das 300 que compõem o STJ – peçam alterações”, opina. Ele salienta que, caso o gestor não atualize o MAP, serão consideradas válidas as informações do ano anterior.

Em agosto deve ser realizado o Ciclo Diagnóstico de Competências, que faz o levantamento em todo o Tribunal, e produzirão os dados para o PAC de 2021. “A atualização do MAP vai nos ajudar a elaborar o diagnóstico”, pontua.

Pablo Freitas acrescenta que os diagnósticos valem para o próximo PAC, mas as informações ajudam na adaptação das atuais ações. “Tínhamos diversas capacitações e cursos presenciais programados. A ECORP tem feito um esforço hercúleo para adequar o conteúdo para webinários, videoaulas e EaD, além de acrescentar cursos voltados para as ferramentas de teletrabalho, como Teams, Office 365 entre outros, além de eventos de apoio a servidores”, disse. O diretor da ECORP acrescenta que, até o fim desta semana, devem ser divulgadas as ações para os meses de junho e julho.

Para saber mais sobre o Aprimore STJ, acesse aqui.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).