Para quem deseja obter informações sobre os valores recebidos na folha de pagamento, a Coordenadoria de Pagamento do STJ (CPAG) desenvolveu uma planilha simuladora de remuneração e outra para controle de despesas. O objetivo da ferramenta é dar autonomia aos servidores para simular mudanças de situação em relação à remuneração (inclusive, com a nova reforma previdenciária) ou para projetar situações excepcionais como férias e serviço extraordinário. Já a outra planilha permite acompanhar os tipos de despesas havidas.
Para acessar a nova versão da planilha (2020), entre no menu Mais Links, na Intranet, selecione a opção Gestão de Pessoas > Pagamento > Planilha Simuladora de Remuneração, ou clique aqui. O servidor deve preencher os campos de acordo com a situação funcional atual ou a que deseje simular. Depois, aperte em Nova Previdência, para conhecer também o valor líquido da sua remuneração a partir de março, quando entra em vigor a reforma previdenciária.
É importante lembrar que, antes de preencher os dados da planilha, o servidor precisa clicar “SIM” para “aceitar macros”. O aplicativo ainda faz simulação remuneratória nos casos de substituição. A CPAG explicou que os servidores receberão e-mails com explicações sobre a implementação da reforma previdenciária na folha salarial, bem como os impactos da nova contribuição na remuneração.