O I Seminário Medidas Extrajudiciais para a Desjudicialização, com a participação de ministros e especialistas no tema, tem transmissão ao vivo pelo canal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no YouTube, a partir das 9h desta terça (3).
O evento é realizado pelo Instituto Justiça & Cidadania, em parceria com o STJ, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB).
O seminário, que acontece no Auditório Externo, tem o propósito de buscar soluções desjudicializantes e desburocratizantes para resolver a chamada "crise da jurisdição", fenômeno representado pelo excessivo volume de demandas no Poder Judiciário. Entre outros assuntos, serão debatidos normativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editados nos últimos meses.
A abertura conta com a presença do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha; do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; e do coordenador acadêmico do seminário, ministro Antonio Saldanha Palheiro.
Os três painéis de debates são presididos pelos ministros do STJ Luis Felipe Salomão, Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva.
Para mais informações, acesse a página do evento.