“Sonho que se sonha junto é realidade”, já dizia a música do cantor e compositor Raul Seixas. Pensando nisso, servidores da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva prepararam uma bela surpresa para os usuários, neste fim de ano: uma árvore de Natal enfeitada com dezenas de origamis em formato de borboleta. Segundo a cultura japonesa, os artefatos têm o poder de realizar desejos. Nada mais oportuno no período natalino!
Najla Bastos, servidora da Seção de Processos Técnicos (SPTEC/SED) e idealizadora da árvore, explica que a história começou em outubro deste ano, quando a Biblioteca organizou uma oficina de origamis na própria unidade. Desde então, servidores e usuários foram convidados a fazer suas próprias esculturas de papel e a escrever seus respectivos sonhos nelas. “A borboleta simboliza inovação, transformação, impermanência, e suas cores representam diversidade”, explica Najla.
Tradicionalmente, os origamis são representados por Tsurus, aves consideradas sagradas no Japão. Ela revela que o enfeite de Natal da Biblioteca foi inspirado em uma árvore semelhante, ornada com Tsurus e criada por integrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). A obra gaúcha fez uma homenagem pelos 110 anos da imigração japonesa. Para Najla, a ideia da borboleta surgiu para lembrar que elas podem levar os sonhos escritos em suas asas até o céu, para que sejam realizados.
Venha conhecer o trabalho organizado pela equipe da Biblioteca! Visite o local e deixe o seu desejo também... Afinal de contas, Natal é tempo de esperança!