Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

30 de outubro de 2019 - ed. 1227

Mude sua alimentação
 

Para encerrar o Outubro Rosa, que integra a campanha Saúde Sem Tabu – Conversar é saudável, a Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSOP/SIS) chama a atenção para um dos fatores importantes na prevenção de qualquer tipo de câncer: o padrão alimentar estabelecido ao longo da vida.

Boa alimentação

Atualmente, o maior conselho a favor da boa alimentação e, consequentemente, da prevenção do câncer é a adoção de um padrão alimentar que se aproxime dos ingredientes e alimentos mais naturais possíveis, distanciando-se dos alimentos ultraprocessados.

O chefe da Seção de Assistência Nutricional (SANUT/SIS), o nutricionista Aldemir Mangabeira, dá algumas dicas sobre o assunto: “Em termos práticos, costumamos afirmar em consultório que imaginar como seria a despensa da sua avó seria um bom ponto de partida para uma análise crítica do que se come”.

Segundo ele, é bem provável que, nessa época, houvesse uma prevalência de frutas, hortaliças, leguminosas e proteínas, todas obtidas com processos mais rústicos de conservação e sem a inclusão de espessantes, realçadores de sabor e muitos compostos químicos, cujos efeitos sobre a saúde, ao longo de gerações, estão longe de poderem ser mensurados.

“Um outro exercício para uma autoanálise de sua despensa é verificar o quanto seus alimentos em casa são perecíveis ou não. Em geral, uma residência com muitos biscoitos, pães que, ensacados, mantenham-se fofinhos por muito tempo, carnes compactadas, embutidos, temperos industrializados e refrigerantes caracteriza um padrão alimentar inadequado”, esclarece Aldemir.

Alimentação mais natural

Pensando nesses princípios de saúde, a SANUT inseriu no contrato do Restaurante do Tribunal a obrigatoriedade de que todas as saladas oferecidas à clientela sejam de origem orgânica.

A CSOP lembra também que a campanha Outubro Rosa continua até o fim do mês, com a arrecadação de lenços e cabelos. As doações podem ser deixadas na Praça do Servidor, na Biblioteca ou na recepção do Serviço de Saúde, e serão destinadas à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Mais informações com a SANUT, nos ramais 9469 e 9612.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).