A Seção de Aprimoramento de Competências Gerais e Valores Institucionais (SAVAL/ECORP) reuniu-se nessa quinta (25), com colaboradores da Escola Corporativa do STJ (ECORP), para traçar linhas gerais sobre o workshop DOFPISA, que tem início nesta segunda (29) e se estende até quarta (31), na Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo o chefe da SAVAL, Ânderson Queiroz, a iniciativa terá como objetivo explorar a criatividade na solução de problemas de um jeito inovador, identificando novos serviços e produtos que atendam às necessidades das unidades do Tribunal. “O intuito é aplicar o Design Thinking, suas metodologias e ferramentas correlatas, para construir coletivamente propostas e conceitos inovadores para os atuais desafios”, afirmou o servidor.
A diretora da ECORP, Waldelice Poncioni, falou sobre as expectativas em relação ao evento. “Esperamos que o workshop possa nos preparar para enfrentar os desafios das mudanças que ocorrem no trabalho e, em especial, que possa nos auxiliar a melhorar os serviços oferecidos pela Escola. Precisamos desenvolver a nossa flexibilidade e criatividade, buscar inovação, refletir sobre o futuro e já agir no presente”, avaliou Waldelice.
Sobre o processo
DOFPISA (Desafio, Objetivo, Fatos, Problemas, Ideias, Soluções e Ações) é um processo criativo de design de soluções centrado na pessoa com uma abordagem visual e sensorial, que estimula a inteligência coletiva, gerando ideias e soluções de forma ágil e consistente. Além de Ânderson, atuam como instrutores no evento os servidores da SAVAL Ricardo Marques e Priscilla Curado.
A ação será realizada em três etapas: “imersão” – relacionada à identificação de necessidades e oportunidades; “ideação” – que se refere à geração de ideias para superar dificuldades e potencializar oportunidades; e “prototipação” – quando os participantes elaboram soluções, experimentam e buscam a aceitação das propostas-conceito.