O Espaço Cultural STJ promoverá a abertura da exposição A Parte e o Todo, do artista plástico Pablo Manrique Abondano, em 8 de agosto. As obras ficarão disponíveis para visitação, das 9h às 19h, até 6 de setembro.
Pablo é um artista da Colômbia radicado no Brasil. Seu novo trabalho apresenta intenções metafísicas do mundo vegetal e o mar com traços do orfismo. Segundo ele, a obra foi inspirada na Mata Atlântica, na altura da Serra do Mar e na Estrada Real – a caminho de Paraty.
“Eu tenho uma ligação direta com essas obras, porque moro dentro dessa mata. É uma necessidade profunda observar a obra do Criador, e não me canso de contemplá-la, aplaudi-la e pintá-la”, esclarece Pablo.
A exposição permite que os apreciadores retornem a um figurativo que não vê apenas a forma fechada das obras, mas incita a ver além do que está exposto. A intenção do autor é provocar essa sensação no público.
“Ficaria feliz se a obra fosse capaz de gerar no público um questionamento e uma reflexão sobre aquilo que vai além da física, por meio das cores e das formas da própria natureza”, destaca o artista.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), nos ramais 8460 e 8373.