Trabalhar e oferecer cursos na área de gestão socioambiental é essencial para a administração pública. Cristiano de Souza Nascimento, servidor da Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS), afirma que o STJ foi o primeiro tribunal superior a ter uma unidade dedicada à sustentabilidade.
“Nós começamos nosso trabalho em 2008, antes mesmo da Resolução 201 de 2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que todos os tribunais deveriam ter um núcleo voltado para políticas socioambientais. Nesses 10 anos tivemos que aprender a fazer muitas coisas na prática e desenvolver nossas próprias técnicas”, avalia.
Para sensibilizar os demais servidores e difundir essa experiência, a assessoria elaborou o curso Introdução à Gestão Socioambiental, em 2015, com base na Agenda A3P do Ministério do Meio Ambiente.
“Nós criamos o formato da capacitação, em parceria com a atual Escola Corporativa (ECorp), e a primeira turma foi realizada em 2016”, recorda Cristiano. Segundo ele, a opção por um curso a distância foi para permitir o maior número de participantes.
Expansão
No começo, a capacitação era voltada apenas para o público interno, mas logo outras instituições pediram acesso ao curso. “Fomos pioneiros mais uma vez ao disponibilizar um curso de gestão socioambiental voltado para administração pública e com foco em exemplos práticos, no caso ações de sucesso implementadas pela própria AGS”, esclarece o servidor. Ele acrescenta que para divulgar o curso, o STJ assinou convênios com vários tribunais, como o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Em 2018, a capacitação teve sete turmas para o público interno e uma para o externo. No total, foram capacitadas 412 pessoas, sendo que 300 de fora do Tribunal. “Para 2019, planejamos atualizar o curso de Introdução à Gestão Socioambiental e estamos planejando novas iniciativas em educação a distância”, projeta Cristiano. Ele destaca ainda que a AGS também promove capacitações presenciais, como a Elaboração Consciente de Pedido de Material e os Encontros de Licitações Sustentáveis.
O curso está disponível para o público interno e externo no Banco de Saberes da Educação Corporativa (BEDUC) do STJ.
Outras informações com a AGS pelo ramal 6754.