O Programa de Assistência à Saúde dos Servidores (Pró-Ser) adotou a plataforma Conecta, que gerenciará as autorizações de atendimentos dos beneficiários encaminhados pela rede credenciada. O sistema, que foi denominado SISPROSER no STJ, foi apresentado pela Coordenadoria de Benefícios (CBEN/SIS) aos credenciados das áreas médica, no dia 7, e odontológica, no dia 11. A ferramenta propicia uma nova forma de interação entre o Pró-Ser, sua rede de prestadores e os servidores.
O coordenador de Benefícios, Jesus Enir Estigarraga, destacou que o objetivo das apresentações foi esclarecer à rede credenciada a nova forma de encaminhar os pedidos de autorização por meio do portal de serviços Conecta.
O sistema visa agilizar a análise dos pedidos de autorização, trazendo mais transparência e segurança no processo. O beneficiário não precisará vir ao Tribunal para autorizar os pedidos, que serão encaminhados ao Programa pelo prestador por meio do portal Conecta, avaliou o coordenador.
Funcionalidades
A ferramenta foi apresentada pelo analista de sistemas Raphael Barbosa, representante da Benner Sistemas, empresa da qual o Tribunal adquiriu o SISPROSER. Ele destacou que o sistema é intuitivo. “Também há possiblidade de anexar documentos às guias eletrônicas, como pedidos médicos e laudos”, disse. Pedidos para os chamados OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), também podem ser adicionados, inclusive com campos para a justificativa técnica e orçamentos.
Outra funcionalidade útil é a pasta de guias pendentes. “Caso haja falha de comunicação, a guia fica nessa pasta e será enviada posteriormente, não sendo necessário preencher os dados novamente”, observou. Ele acrescentou que a ferramenta tem uma extensa lista de serviços e que os prestadores podem sugerir novas funcionalidades.
Transparência
Para Juliana Gonçalves, representante da Tera Radiologia e Diagnóstico Por Imagem, o sistema irá trazer mais transparência. “Eu já utilizo essa ferramenta com outros convênios e percebo o quanto facilita e agiliza a nossa vida e também a do beneficiário que terá mais rapidez nas marcações”, salientou.
Apesar de não conhecer o sistema, Janete Fernandes, representante do Laboratório Exame, aprovou o portal de autorizações do SISPROSER. “Recebemos um bom manual, com um passo a passo da ferramenta e, além disso, a apresentação esclareceu muitas dúvidas”, opinou.