Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

30 de outubro de 2018 - ed. 979

Gosto de quero mais
 

A Semana do Servidor chegou ao fim na última sexta (26) e deixa saudades. O evento reuniu vários servidores das mais diversas áreas dentro do Tribunal da Cidadania e trouxe lições, muito aprendizado e memórias inesquecíveis de momentos felizes. Com o objetivo de promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho e também colocar a felicidade do servidor ao seu alcance, o evento ficou marcado pela participação e entrega dos servidores.

Inclusão sem tabu

A inclusão recebeu destaque no último dia de comemoração por meio da palestra de Cecília Muraro, coordenadora pedagógica da APAE-DF. Na ocasião, ela tratou da inclusão social da pessoa com deficiência. A abordagem da palestrante incluiu vários tipos de deficiência, como a intelectual, a física e a sensorial. A forma de tratar do assunto chamou atenção da servidora da Seção de Projetos de Sistemas Judiciais (SEPJU/SJD) Andreia Marques Solter.

“Geralmente quando se faz esse tipo de palestra fala-se muito em acessibilidade no sentido físico, por isso eu achei essa abordagem interessante porque houve inclusive os aspectos do respeito à pessoa com deficiência, de como não agir com ela, coisas dessa natureza que muitas vezes não são faladas”, elogiou.

 

Andreia Marques também destacou o tratamento da questão da deficiência intelectual. Na ocasião falou-se sobre a capacidade das pessoas com deficiência intelectual de trabalhar e se desenvolver.

“Trouxe o respeito a essa pessoa e a capacidade dela, assim como as limitações que todos nós temos. Então foi interessante esse aspecto: dividir o que é inclusão de meramente aceitação da existência dessas pessoas”, concluiu a servidora.

Para comemorar

A semana terminou com a Oficina de Degustação de Cerveja. O evento foi conduzido pelo sommelier e servidor da Coordenadoria de Desenvolvimento de Soluções de Software (CDES), Antonio Matoso Filho. Os servidores puderam experimentar cinco tipos de cervejas brasileiras e artesanais. Teve até cerveja com pequi para surpreender o paladar.

Antonio Matoso e suas oficinas já são conhecidos do público de servidores. Para o sommelier, a experiência de experimentar tantas cervejas diferentes é o que vale a pena. “Eu gosto da bebida e da cultura associada à bebida. Além disso, é um motivador para a reunião das pessoas no ambiente de trabalho”, explicou.

 

O servidor da Seção de Virtualização de Petições e Processos (SVIRT/SJD) David Souza dos Santos frequentou a oficina. “Eu gosto de cerveja já há algum tempo e sempre tive curiosidade para saber como era feita e conhecer um pouco das variedades. É muito bom o curso, muito esclarecedor e as cervejas estão gostosas”, comentou.

Participante de outras atividades da Semana, ele elogiou o evento e a valorização pregada durante os dias de atividades. “A Semana é muito boa porque incentiva bastante, nós passamos a gostar mais ainda de tudo o que acontece aqui no Tribunal. Essa valorização do servidor é importante”, afirmou.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).