Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

31 de agosto de 2018 - ed. 938

Ciclistas, fiquem atentos!
 

O Ministério das Cidades divulgou a Cartilha do Ciclista. O volume reúne informações sobre a legislação, sinalização, ciclovias de Brasília, regras de circulação e dicas de segurança. A premissa da cartilha coloca a bicicleta como um veículo como qualquer outro e, portanto, deve seguir as normas de trânsito.

O manual traz recomendações importantes como excluir o uso de fones de ouvidos enquanto se pedala na rua, para estar mais atento ao trânsito; usar equipamentos de segurança como capacetes e roupas reflexivas; e ter contato visual com os motoristas.

 Para saber mais informações sobre a cartilha acesse aqui.

Saúde na prática

O servidor Wilmar Barros de Castro, lotado na Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), é um praticante de Mountain Bike (MTB) e percebe os benefícios da atividade. “Há uma melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória, além de proporcionar um excelente gasto calórico que auxilia na redução ou manutenção de peso”, detalha o colega.

Wilmar é fundador de um grupo de mountain bike chamado Tombos do Cerrado que, atualmente, conta com mais de 50 participantes. Desses, mais de 15 pedalam regularmente, inclusive participando de encontros.

Ele afirma que o ciclismo integra sua vida há muito tempo. “Na adolescência, ia para a escola rotineiramente de bicicleta e na fase adulta continuei pedalando em parques e bairros próximos de minha casa. Além disso, uso a bicicleta para vir para o trabalho”, conta.

Siga a trilha

Os interessados podem aproveitar algumas rotas compartilhadas pelo colega. Veja:

  • Flona (Taguatinga), varia de 14km a 45km, com estradões, singles e subidas.

  • Taboquinha (Altiplano Leste), cerca de 25km; Tonéis (ParkWay, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo1), cerca de 30km; Espanta Novato (Lago Sul), de 29km a 45km.

  • Tapajós (Condomínios Lago Sul), cerca de 50km; Tobogã (Santo Antônio do Descoberto), cerca de 38km; Índio (entre Sobradinho e Planaltina), cerca de 45km; Salta Fogo (Santo Antônio/Cidade Eclética), cerca de 58km; Cajuzinho (Gama/Santo Antônio), cerca de 60km; Mogi Elite (Sobradinho), cerca de 54km; Casa de Pedra (Sobradinho), cerca de 68km.

  • Superando Limites (Santo Antônio do Descoberto até Pirenópolis), cerca de 110km; DL Estrada Colonial (Girassol até Pirenópolis), cerca de 90km; Pé de Serra (Brazlândia), cerca de 98km; União PNB – Flona (Lago Oeste, Taguatinga, Noroeste), cerca de 90km; Rodeador (Brazlândia, Taguatinga), cerca de 80km.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).