Na última sexta (23), O Tribunal da Cidadania recebeu 80 idosos da Obra Social Santa Isabel de Brazlândia. A visita integra o projeto Sociedade Para Todas as Idades, promovido pela Seção Educativa e Social (SEDUC/SED).
A servidora Jamille Suaiden, gestora do projeto, repassou aos visitantes informações sobre as atividades e a jurisprudência do STJ, além do histórico dos ministros.
“Quando trazemos os idosos aqui no Tribunal é na verdade para fortalecê-los e empoderá-los, com isso estamos cumprindo o nosso papel como Tribunal da Cidadania” destacou a gestora do projeto.
Autonomia x saúde
Durante a visita os idosos ainda tiveram a oportunidade de participar da palestra Autonomia na Maturidade. O servidor da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), Edmilson Moura, foi responsável por ministrar o tema. Ele deu dicas aos idosos, para terem um envelhecimento saudável.
“Autonomia é a capacidade de fazer o que quer. Na terceira idade é normal que se perca um pouco da autonomia, mas cuidar do corpo e da mente faz toda a diferença”, lembrou o servidor da SIS.
Experiência para toda a vida
A responsável pelo grupo de idosos de Brazlândia, a irmã Arcioneida Terezinha Mello, de 76 anos, destacou a experiência do grupo em estar no Tribunal da Cidadania. “É maravilhoso! Nos sentimos bem acolhidos, o carinho que recebemos transmite amor. Além disso levamos para casa ensinamentos para a vida”, enfatizou.
Uma das idosas participantes da visitação, Maria Luzia Cosme, 78 anos, adorou a experiência. “Quando eu era mais nova não tive essa oportunidade, agora tive. Minha juventude é agora, então eu aproveito”.
Ao final, o grupo visitou a exposição Natureza na Arte, da artista Ana Olivier, em cartaz no Espaço Cultural STJ. Eles ainda ouviram a poesia do servidor Washington Marques Dourado.
Para todas as idades
O Sociedade para Todas as Idades surgiu em 2004 com o lema Cidadania não tem idade. A ideia é receber pessoas da terceira idade interessadas em conhecer o Poder Judiciário e, principalmente, o funcionamento do STJ.
Desde então, cerca de oito mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto, realizado quinzenalmente.
Outras informações com a SEDUC, pelos ramais 8583 e 8377.