Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

24 de agosto de 2017 - ed. 697

iSGP: um novo modelo de gestão de pessoas
 

Dada a largada para mais uma inovação do Tribunal da Cidadania! Nessa terça (22), com muito entusiasmo, as Secretarias de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) e a de Gestão de Pessoas (SGP) e a Assessoria para Assuntos Funcionais de Magistrados (ASM) lançaram o projeto do novo sistema parametrizado e integrado de gestão de pessoas – o iSGP.

A novidade foi apresentada aos servidores dessas unidades no Auditório Externo do Tribunal.  Segundo a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Solange Rossi, o novo sistema está sendo esperado há muito tempo pela necessidade de automação e integração nas rotinas executadas pela unidade, que impacta em diversas áreas do Tribunal.

“A evolução do sistema de gestão de pessoas é fundamental para otimizar as rotinas desenvolvidas pela secretaria. Espera-se automação, maior liberdade da SGP para parametrizar o que for necessário e a eliminação quase total dos lançamentos manuais e de controles paralelos”, detalhou Solange.

“É um sonho”

A concretização desse projeto só foi possível devido à colaboração dos servidores de todas as unidades envolvidas. Para a secretária, trata-se de uma caminhada conjunta. “Não estamos como unidades separadas. Estamos andando de mãos dadas. Resolvemos vestir a camisa e fazer um sistema SGP desenvolvido dentro do STJ e isso não seria possível sem contar com a colaboração de todos”, pontuou. “Estamos só no início da realização de um sonho”, resumiu.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), Rodrigo Almeida, destacou o apoio da Presidência e Diretoria-Geral da Casa, o alinhamento dos gerentes, a motivação e a relação de confiança entre as unidades como uma conjunção de fatores que contribuem para o desenvolvimento do novo sistema.

“Somos uma equipe só nesse momento. Vamos construir um sistema para o STJ que seja modelo e beneficie a todos. Estamos colocando o melhor de tecnologia, expertise e esforço nesse, que será o melhor sistema de gestão de pessoas, quiçá, do governo federal”, projetou.

 

Parceria é o diferencial

A servidora Raquel Oliveira Nunes, da Seção de Sistemas para Gestão de Pessoal, Saúde e TI (SGEPS/STI) apresentou o projeto. Ela frisou que o novo sistema é uma maneira nova de trabalhar, onde a parceria é o grande diferencial.

“Trata-se de um projeto piloto, uma nova concepção de sistema Gestão de Pessoas. O sistema irá se integrar com os outros que já funcionam na Casa para evitar que a pessoa necessite de entrar com informação em dois sistemas”, expôs Raquel.  

O pré-projeto do novo sistema foi elaborado no primeiro semestre. Nessa fase, foram definidos em nível macro, requisitos e regras de negócio para priorizar a execução do sistema em projetos. “A equipe SGP e STI detem o conhecimento do negócio. O iSGP está sendo desenvolvido para incorporar novidades e integrar os setores”, apontou Raquel.

De acordo com a servidora, o iSGP é um projeto original e visa atender a uma demanda antiga do setor de gestão de pessoas: a substituição do sistema de recursos humanos (SARH), desenvolvido pela STI e em funcionamento há quase 20 anos. “É um sistema estável, mas que necessita de melhorias para incorporar novas funcionalidades”, justificou.

Raquel Nunes esclareceu, ainda, que a substituição do sistema será gradual. “À medida que for entregue uma funcionalidade que está presente no novo sistema, haverá o desligamento no SARH. Não vamos esperar tudo ficar pronto para colocá-lo no ar. Serão feitas entregas por projetos e prioridades. Cada processo implantado terá visibilidade para todo o Tribunal”, detalhou.

“Muita novidade vem por aí”

Raquel afirmou que os servidores serão beneficiados, de pronto, com tecnologias que facilitarão o envio de dados e o acesso a informações. “A gente acredita que esse projeto vai ser uma vitrine para o STJ, que se tornará uma referência de inovação de sistema”, apostou a analista. “Pode esperar que muita novidade vem por aí. Estamos com a mesma meta e o mesmo foco. Só tem como dar certo!”, garantiu.

O projeto do novo sistema de gestão de pessoas foi lançado em meio a expectativas, por parte dos gerentes e dos servidores das unidades envolvidas, como externado pelo servidor José Ricardo Rodrigues da Silva, lotado na SGEPS. “A expectativa do usuário é grande e a nossa também para atingir o objetivo final. Além de desenvolvedores, nós também somos interessados. Vamos usufruir desse sistema”, afirmou.

O servidor Márcio Antônio Matias é assessor na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e também se mostrou motivado com o desenvolvimento do novo sistema. “A expectativa é boa. A equipe está bem integrada. Como servidor e usuário, acho essencial existir um cadastro sólido, com informações seguras e atualizadas, enfim um sistema que se possa confiar”. E completou: A SGP, STI e ASM estão de parabéns!”

Os próximos passos do projeto já estão sendo dados. Nessa quarta (23), aconteceu mais uma reunião de trabalho da equipe conjunta para dar início à fase de execução.

 

Fotos: Gustavo Lima

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).