Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de julho de 2017 - ed. 665

Obra de Augusto Teixeira completa 150 anos
 

A coluna Obras Raras traz a segunda edição do livro de Augusto Teixeira de Freitas: A consolidação das leis civis, de 1867. O volume completa 150 anos e veio do acervo do extinto Tribunal Federal de Recursos, em setembro de 1980. A obra também faz parte do projeto Coleção História do Direito Brasileiro, uma parceria do STJ e do Senado Federal para a reedição de grandes obras do Direito Civil e Penal brasileiro.

Augusto Teixeira nasceu na Bahia e formou-se pela Faculdade de Direito de Olinda, atual Faculdade de Direito do Recife. Estudioso do direito civil, o autor montou o seu próprio escritório em Salvador e foi nomeado advogado do Conselho de Estado por D. Pedro II.

Freitas também foi autor da primeira tentativa de codificação civil do Brasil, com o Esboço de Código Civil, encomenda de D. Pedro II através de um decreto de 1859. O Esboço não se transformou no Código Civil Brasileiro, mas foi referência para outras repúblicas latino-americanas.

Referência para o direito

A Consolidação das leis civis foi o primeiro passo em direção à elaboração do futuro Código Civil do Brasil, um pedido feito pela comissão do governo imperial. Recomendou-se a habilitação de Augusto  Teixeira de Freitas para o Projeto do Código Civil, do qual a Consolidação é preparatório importante. Até hoje a sua obra compõe tema de profundos estudos acadêmicos, tanto no Brasil como no exterior.

Para outros detalhes sobre esta e demais Obras Raras, entre em contato com a Secretaria de Documentação pelo ramal 9004, com o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos pelos ramais 9384 e 9397 ou com a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva pelo ramal 9055.

 

Para saber mais clique aqui.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).