Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de julho de 2017 - ed. 665

Ambientação: A Casa é Sua!
 

Durante três dias da semana passada, de quarta (5) a sexta (7), 35 servidores recém-empossados no STJ participaram da ação de educação corporativa “Ambientação de novos servidores – A Casa é Sua!”. O objetivo da ambientação foi proporcionar uma visão ampla da instituição, fortalecendo o entendimento da missão, da visão e dos objetivos estratégicos do STJ. Outro objetivo é mostrar os valores organizacionais, as principais políticas e normas do Tribunal da Cidadania.

 

Os novos funcionários conheceram a estrutura do STJ com palestras de servidores de cada unidade administrativa e visitas à Quinta Turma, onde foi explicado como funciona a atividade jurisdicional do Tribunal, à Biblioteca Ministro Oscar Saraiva e aos estúdios da TV e da Rádio STJ. Para a coordenadora da ação, Jeanne Silva Nogueira, da Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania – ligada à Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep/SGP) – a ambientação traz ao novo servidor um “senso de pertencimento”.

Valores e orgulho

Segundo Jeanne, o programa é planejado para que o funcionário recém-chegado entenda o funcionamento e todas as regras do STJ. “Queremos que o servidor se sinta parte, faça parcerias, conheça pessoas e que ele saiba que pode contar com as diversas áreas do tribunal. Queremos também disseminar os valores do STJ e aumentar o orgulho institucional”, ressaltou.

Os novos servidores assistiram a palestras de servidores de carreira do STJ de diversas áreas que explicaram o funcionamento do Tribunal e compartilharam suas experiências. Nos diversos painéis, aproveitou-se para tirar dúvidas a respeito dos deveres e direitos dos servidores em vários temas: previdência, pagamento, férias, ações de educação à distância, movimentação de pessoas, ética e disciplina, sustentabilidade, entre outros assuntos.

Oportunidades

 

O técnico administrativo Eduardo Saraiva, empossado no último mês de maio, afirmou que a ambientação permite conhecer melhor o STJ. “A ambientação é uma excelente oportunidade não só de conhecer os colegas, mas também de conhecer o perfil dos servidores, a estrutura administrativa, as atividades do órgão, se o órgão desenvolve uma capacitação, uma valorização profissional”, disse.

 

Para Priscila Freitas Santos, técnica administrativa lotada na Secretaria de Autuação de Processos Recursais (SEARI), a ambientação serve para “conhecer melhor as pessoas do meu concurso, faz com que eu me sinta parte do STJ. Também serve para entender melhor o funcionamento do Tribunal e saber em detalhes os nossos direitos e deveres como servidores”.

 

Sumaya Cristina Dounis, técnica administrativa, avaliou que a ambientação foi ótima para saber mais sobre as possibilidades do servidor. “Estou surpresa com o profissionalismo. As pessoas que vieram conversar com a gente se mostraram muito comprometidas e motivadas com o que fazem. Fiquei impressionada com as possibilidades e com a valorização do servidor da Casa. Me motivou muito, fiquei muito feliz”, destacou.

Reações

O Curso de Ambientação de Novos Servidores existe desde 2002 e é promovido pela Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania (SAGEC/SGP). Segundo informações da SAGEC, obtidas nas avaliações feitas em todos os cursos, os novos servidores sentem-se mais integrados e entendem melhor o funcionamento do Tribunal, além do que gostam das visitas e da recepção das diversas áreas.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).