A conta do e-mail lotada provoca desde morosidade no funcionamento da plataforma até o impedimento na recepção de futuros e-mails. Com mais um semestre de trabalho iniciando, o conselho é que uma faxina geral seja feita nas caixas de e-mails para que tudo funcione normalmente.
Para ajudar os servidores e colaboradores do Tribunal nesta missão, vamos passar algumas dicas que vão melhorar o desempenho da plataforma digital usada no STJ: o Outlook. Para que a faxina geral tenha êxito, é necessário que todo o passo a passo seja seguido:
1 – Quanto espaço disponível há na minha caixa?
Essa é a pergunta que deve ser feita para que o primeiro passo da limpeza seja dado. O espaço disponível da sua conta tem que ser checado para saber se a limpeza é realmente necessária. Para fazê-lo, basta clicar no menu ‘arquivo’ do outlook, na barra de menus. Lá é apresentada uma barra que demonstra a quantidade de espaço disponível. O ideal é ter, pelo menos, 150 MB livres.
2 – Exclua definitivamente
A segunda dica é não se esquecer de deletar as mensagens que estão na pasta “Itens Excluídos”. Caso a pasta esteja cheia, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do item, e selecionar a opção "Esvaziar pasta".
3 – Quanto maior a mensagem, maior o espaço que ela ocupa
Após isso, verifique as mensagens que contenham maior tamanho (em Megabytes), ou seja, as que ocupam um volume maior na sua caixa de e-mail. Essas, se não forem importantes ou necessárias, podem ser excluídas.
4 – Migre seus arquivos
O Ministério Público de São Paulo ensinou em um tutorial o procedimento para a criação do que se chama “arquivo morto”, que nada mais é do que migrar as mensagens do servidor de e-mails para o HD do computador. Para conferir o tutorial, basta acessar o link.