O Tribunal da Cidadania recebeu, na última sexta (7), os idosos do grupo Gente Feliz de Santa Maria. A visita faz parte do Projeto Sociedade para Todas as Idades, promovido pela Seção Educativa e Social (Seduc/SED).
O grupo foi recepcionado pela servidora da Seduc, Jamille Suaiden, gestora do projeto. Ela repassou aos visitantes informações sobre as atividades e jurisprudência do Tribunal e o histórico dos ministros.
Jamille explicou que essas iniciativas são essenciais para dar mais voz à sociedade e levar esse aprendizado para a vida de cada um dos visitantes. “É sempre bom tê-los aqui, eles estão aprendendo cada vez mais. A gente fica sempre feliz com a presença deles no Tribunal da Cidadania”.
Papel cidadão
Um dos padrinhos do projeto, o ministro aposentado Paulo Costa Leite ressaltou a importância de o STJ abrir suas portas para a visita dos cidadãos. “Todo o Judiciário deve estar aberto para a população”, enfatizou.
O coordenador de Memória e Cultura (Cult/SED), Jaime Cipriani, destacou que combater o preconceito aos idosos é papel de todos.
“A sociedade é para todas as idades, não é ético e moralmente aceitável que idosos sejam descriminados com base em preconceitos relativos à idade. O enfrentamento desse problema é de toda a sociedade civil e principalmente de órgãos públicos como o STJ, que cumpre uma função tão importante no estado brasileiro”.
Alimentação correta
Ter hábitos alimentares saudáveis é condição para uma vida longa e de qualidade. Os idosos participaram da palestra Alimentação Ideal na maturidade, ministrada pela servidora da Seção de Assistência Nutricional (Sanut/SIS), Estelle Prado.
“É possível envelhecer melhor cuidando da saúde e cuidar da alimentação faz parte de um aprendizado. Todas as idades devem se cuidar”, destacou a nutricionista.
Aprendizado
O projeto traz para o STJ, quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, um grupo de pessoas da terceira idade. Nesta semana, quem teve a oportunidade de conhecer pela primeira vez o Tribunal foi Maria Terezinha, de 65 anos.
“Foi um aprendizado muito bom, gostei muito. É importante as pessoas virem, conhecerem e participarem”, declarou a idosa.
Fotos: Sérgio Amaral