Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de abril de 2017 - ed. 606

STJ para todas as idades
 

O Tribunal da Cidadania recebeu, na última sexta (7), os idosos do grupo Gente Feliz de Santa Maria. A visita faz parte do Projeto Sociedade para Todas as Idades, promovido pela Seção Educativa e Social (Seduc/SED).   

O grupo foi recepcionado pela servidora da Seduc, Jamille Suaiden, gestora do projeto. Ela repassou aos visitantes informações sobre as atividades e jurisprudência do Tribunal e o histórico dos ministros.

Jamille explicou que essas iniciativas são essenciais para dar mais voz à sociedade e levar esse aprendizado para a vida de cada um dos visitantes. “É sempre bom tê-los aqui, eles estão aprendendo cada vez mais. A gente fica sempre feliz com a presença deles no Tribunal da Cidadania”.

Papel cidadão

Um dos padrinhos do projeto, o ministro aposentado Paulo Costa Leite ressaltou a importância de o STJ abrir suas portas para a visita dos cidadãos. “Todo o Judiciário deve estar aberto para a população”, enfatizou.

    

O coordenador de Memória e Cultura (Cult/SED), Jaime Cipriani, destacou que combater o preconceito aos idosos é papel de todos.

“A sociedade é para todas as idades, não é ético e moralmente aceitável que idosos sejam descriminados com base em preconceitos relativos à idade. O enfrentamento desse problema é de toda a sociedade civil e principalmente de órgãos públicos como o STJ, que cumpre uma função tão importante no estado brasileiro”. 

Alimentação correta

Ter hábitos alimentares saudáveis é condição para uma vida longa e de qualidade. Os idosos participaram da palestra Alimentação Ideal na maturidade, ministrada pela servidora da Seção de Assistência Nutricional (Sanut/SIS), Estelle Prado.

“É possível envelhecer melhor cuidando da saúde e cuidar da alimentação faz parte de um aprendizado. Todas as idades devem se cuidar”, destacou a nutricionista.

Aprendizado

O projeto traz para o STJ, quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, um grupo de pessoas da terceira idade. Nesta semana, quem teve a oportunidade de conhecer pela primeira vez o Tribunal foi Maria Terezinha, de 65 anos.

“Foi um aprendizado muito bom, gostei muito. É importante as pessoas virem, conhecerem e participarem”, declarou a idosa.

   

Fotos: Sérgio Amaral

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
Contando Histórias
Últimas Notícias
STJ em Ação
Servidor em Pauta
Julgamentos em Destaque
Na Casa
Mais Saúde
Capacite-se!
Conexão TV
TV
Notas
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).