Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de abril de 2017 - ed. 606

De olho nos precedentes
 

A Seção de Aprimoramento Jurídico (Sajur/SGP) realizou, na última sexta (7), mais uma Oficina Sobre Precedentes – Direito do Consumidor. O curso híbrido, que combina aulas presenciais e a distância, se encerra no dia 20 de abril.

A ação aprofundou conhecimentos sobre precedentes judiciais sob a ótica do direito do consumidor a partir da análise de casos emblemáticos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O sistema é essencial para garantir um considerável incremento de segurança jurídica, racionalidade e coerência à prática do Direito.

Ao longo dos cinco encontros, são analisados os precedentes e julgados mais emblemáticos sobre temas como: relação de consumo, abusividade contratual, vício e fato do produto, prescrição e decadência.

Sob a condução do servidor João Wesley, assessor do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, o curso tem como objetivo compreender as bases teóricas e as razões dos precedentes e julgados do STJ sobre o direito do consumidor, além de praticar a resolução de casos concretos.

Teoria e prática

O assessor esclareceu que a oficina utiliza a metodologia híbrida. “Ela consiste em estudo individual e debate em grupo, seguido da resolução de casos concretos, de forma colaborativa”, definiu João Wesley. 

Segundo João Wesley, conhecendo melhor as bases teóricas que fundamentam os precedentes e as razões determinantes para o resultado do julgamento, há mais segurança para identificar casos em que o sistema é aplicável, bem como para propor distinções, quando necessário.

Aprendizado para o trabalho

A coordenadora da Segunda Seção (CD2S), Ana Elisa de Almeida Kirjner, ressaltou os benefícios da ação no dia a dia do seu trabalho.

“O curso oferece maior clareza em relação à essência dos debates ocorridos nas sessões de julgamento. Estou tendo o privilégio de aprender e compartilhar experiências com colegas que trabalham nos gabinetes dos ministros, conhecendo novos pontos de vista”, concluiu.  

     

O servidor Nityan Sousa, que trabalha também no gabinete do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, disse que a expectativa em relação ao curso girou em torno da atualização jurisprudencial e doutrinária.

“Por meio desse curso, o Tribunal nos possibilita sair da zona de conforto, gerando o aprimoramento de nossos conhecimentos”, analisou.

Ensino contínuo

Outras oficinas estão previstas para 2017 e serão divulgadas oportunamente.

Mais informações com a Sajur pelos ramais 9096 e 9098.

 

Fotos: Gustavo Lima

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
Contando Histórias
Últimas Notícias
STJ em Ação
Servidor em Pauta
Julgamentos em Destaque
Na Casa
Mais Saúde
Capacite-se!
Conexão TV
TV
Notas
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).