No dia 28 de março foi publicada a Instrução Normativa STJ/GP N. 4, que regulamenta a Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca do STJ.
Segundo o bibliotecário e chefe da Seção de Desenvolvimento de Coleções (SDESC/SED), Rodrigo Vasconcelos Pinheiro, a norma traz mais transparência e objetividade quando o assunto é o crescimento e a avaliação do acervo.
“A instrução normativa visa direcionar o crescimento do acervo, que precisa estar sempre atualizado e adequado às necessidades dos usuários. É um instrumento para torná-lo mais apropriado aos objetivos da Biblioteca e do Tribunal”, esclarece o servidor.
A norma estabelece critérios e orientações que priorizam não apenas qualidade e atualidade das obras, como também o melhor aproveitamento dos recursos físicos e orçamentários ligados ao acervo.
A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva tem como missão oferecer informação em doutrina e legislação necessárias à atividade judicante e administrativa do Tribunal.
Consolidação
Rodrigo ressalta que a política é a consolidação de procedimentos já adotados pela unidade. “A norma é o resultado de esforços da biblioteca na busca por oferecer um acervo diversificado, abrangendo as diversas áreas do Direito, desenvolvido de acordo com as necessidades dos ministros e servidores”, afirma.
A norma reforça a especialidade da Biblioteca na área jurídica e define os tipos de materiais que compõem o acervo: códigos, legislação comentada ou anotada, obras de referência (dicionários, vocabulários, enciclopédias, glossários); obras doutrinárias, vade-mécuns e periódicos jurídicos. São previstas, inclusive, as coleções digitais.
Profissionalismo
A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva possui uma equipe especializada de bibliotecários, voltada para o atendimento das solicitações de pesquisa de doutrina e legislação, além de realizar levantamentos bibliográficos.
O empréstimo domiciliar é um serviço oferecido aos ministros, magistrados convocados, juízes auxiliares, aos servidores cadastrados e aos integrantes do projeto Bib Inclusão.
Atualmente, a unidade conta com cerca de 83.824 exemplares de livros. As revistas jurídicas chegam a 85.047 e o espaço para uso da biblioteca é de aproximadamente 1.800 m².
Mais informações com a Seção de Desenvolvimento de Coleções pelo ramal 9387.
Fotos: Sérgio Amaral