A nova etapa do Projeto Aprimore compreende o III Ciclo de Diagnóstico por Competências dos Gestores e o II Ciclo dos Servidores. A ação começa nesta quinta (3) e visitas às unidades já estão previstas para o dia 8.
O projeto nasceu da necessidade do STJ em adotar um modelo de gestão de pessoas estratégico, com vistas a oferecer uma prestação jurisdicional efetiva à sociedade. De acordo com a gestora, Iraci Gonçalves, o Aprimore atende, também, aos normativos do CNJ e TCU. “O objetivo primordial é promover maior clareza e transparência nas atribuições e nas competências necessárias para o trabalho em cada unidade”.
Avaliação 180º
A grande novidade deste ano é que as equipes poderão avaliar seus respectivos gestores, conhecida como avaliação 180º. Segundo Iraci Gonçalves, “o objetivo dessa ação não é punir, mas chegar à melhoria contínua do desempenho e promover o autoconhecimento, não apenas do servidor, mas também do gestor quanto às suas habilidades de liderança”.
Ela ressalta ainda que, nesta nova fase, a equipe do projeto levou em consideração que competência e desempenho não são sinônimos. “Nosso modelo é de Gestão de Desempenho por Competências”.
O Aprimore, portanto, “é o processo de conduzir pessoas de forma alinhada à estratégia da organização, para atingir metas e objetivos, por meio de suas competências técnicas e comportamentais, permitindo ao servidor, com o seu desempenho, fazer uma entrega que agregue valor para o STJ e para si mesmo”, esclarece Iraci.
Enquanto você espera, que tal saber mais sobre o Aprimore STJ? Clique aqui e acesse a página do projeto na intranet.