No último sábado (15), foi comemorado, no Brasil, o Dia do Consumo Consciente, data instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para alertar a população sobre os problemas socioambientais que os altos padrões de produção e consumo estão causando ao planeta.
O modo como cada um consome bens e serviços acaba por impactar diretamente no meio ambiente e, consequentemente, no bem-estar da população mundial. É preciso repensar hábitos de consumo para começar a mudar de comportamento.
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 1995, em relatório oficial da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, que consumo sustentável é o ato de usar serviços e produtos que respondem às nossas necessidades básicas e trazem a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a produção de lixo e as emissões de poluentes. "Se continuarmos poluindo, desperdiçando matérias-primas e causando desequilíbrios fatais ao meio ambiente, a partir da forma como consumimos, nossos descendentes não sobreviverão”, alerta a Comissão da ONU.
Mais economia no STJ
No tribunal, a Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) tem, nas iniciativas para a promoção do consumo consciente de material, o seu carro-chefe e não poderia deixar a data passar em branco.
A campanha de consumo consciente desenvolvida pela AGS já trouxe benefícios. No primeiro semestre de 2016, o tribunal conseguiu reduzir, em média, 56% do consumo de materiais utilizados em expediente.
Capacitações
De março a setembro deste ano, já foram treinados 230 servidores por meio do curso Elaboração Consciente do Pedido de Material, que visa capacitar os participantes a realizarem o planejamento, bem como o pedido de materiais de maneira consciente e com eficiência.
Para a assessora-chefe da AGS, Ketlin Feitosa, “a partir do momento que as pessoas veem que há desperdício, que o que elas planejam ou consomem impactam no todo, compreendem a importância de fazer parte desse processo”.
Mais informações com a AGS pelo ramal 6210.
Confira, ainda, as matérias sobre o tema:
STJ projeta economia de meio milhão de reais em materiais de consumo.
Referência em sustentabilidade: Tribunal da Cidadania desenvolve Plano de Logística Sustentável (PLS) com metas relacionadas à redução do consumo e sustentabilidade.