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18 de julho de 2016 - ed. 438

STJ projeta economia de meio milhão de reais em materiais de consumo
 

Produzir mais consumindo menos. Esse é o objetivo da campanha de consumo consciente, ação desenvolvida pela Assessoria de Gestão Socioambiental quanto ao planejamento e uso sustentável dos materiais de expediente.

Em parceria com as coordenadorias de Suprimentos e Patrimônio (CSUP) e de Compras (COMP), foi idealizado o curso de elaboração consciente de pedido de material. E os resultados já estão aparecendo. Nos primeiros cinco meses deste ano, as unidades que participaram do treinamento conseguiram reduzir, em média, 56% do consumo de materiais, considerando o mesmo período no ano anterior. A projeção dessa redução no consumo total para 2016 é de meio milhão de reais.

O curso é obrigatório para os servidores que têm acesso ao Sistema Administra e realizam o planejamento e o pedido de materiais de suas unidades. A necessidade de capacitação está prevista na Instrução Normativa 3/16, publicada em abril deste ano. Além disso, a quantidade de servidores autorizados a pedir material foi limitada a quatro por unidade.

Desde então, foram treinadas 8 turmas, com 15 alunos cada uma. O resultado foi surpreendente. As unidades que participaram do curso apresentaram uma queda considerável na quantidade planejada e consumida de materiais – um impacto relevante no orçamento do tribunal e, consequentemente, da administração pública.  

Com essa conscientização, as unidades têm deixado de lado o velho hábito de pedir sem olhar o que ainda tem no armário e sem conferir a quantidade consumida nos períodos anteriores – que geralmente é muito inferior à solicitada ao almoxarifado.

Consumo consciente

Antes de efetivamente colocar o curso em prática, os servidores da AGS fizeram um levantamento da quantidade de materiais planejados e efetivamente consumidos nas diversas unidades e gabinetes do tribunal. A diferença entre essas quantidades foi de mais de 50%. Muitos materiais eram pedidos sem necessidade e ficavam sem uso.

Com base nesses dados, iniciou-se uma campanha para que as unidades tomassem consciência do desperdício de materiais e, consequentemente, de dinheiro público. Uma dessas ações são as já conhecidas Semanas de Descarte, que têm como objetivo a devolução de materiais sem uso ao almoxarifado.

Nas visitas às unidades, os servidores da AGS verificaram que muitos desconheciam o procedimento de compra dos produtos e, principalmente, o alto custo de promover uma licitação que, de acordo com o Instituto de Negócios Públicos, custa R$ 12.849,00. Também puderam explicar a diferença entre materiais estocáveis (os que já existem no almoxarifado do STJ) e os não estocáveis para compreender os prazos de atendimento das demandas.

Capacitação

Foi então que surgiu a ideia de elaborar um curso de capacitação para os servidores que fazem o planejamento de compras anual e que efetivamente solicitam os materiais mensalmente ao almoxarifado. O objetivo principal é que o planejamento de consumo seja igual ao efetivamente consumido em todo o tribunal.

Para a assessora-chefe da AGS, Ketlin Feitosa, o que faltava era informação. “A partir do momento que as pessoas veem que há desperdício, que o que elas planejam ou consomem impactam no todo, compreendem a importância de fazer parte desse processo. O resultado foi automático”, contou.

Se você é responsável por fazer o planejamento de compras anual ou por solicitar os materiais ao almoxarifado, não deixe de fazer o curso. O prazo é até setembro deste ano. Os servidores que não forem capacitados serão automaticamente excluídos do sistema.

Tenha certeza de que sua participação vai gerar benefício e economia para a instituição em que você trabalha e para a administração pública. Todos somos responsáveis pela economia de gastos públicos. 

Mais informações pelos ramais 6210 (AGS), 7562 (CSUP) e 9535 (COMP).

 

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