As Pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, é a indicação do ministro Gurgel de Faria, terceiro participante da série Eu Recomendo.
Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre e doutor em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o ministro potiguar esclarece que escolheu a obra por ser pouco conhecida do público em geral.
“Tenho autores de que gosto muito, como Mario Vargas Llosa, Gabriel García Márquez e Machado de Assis. Mas eles já são muito conhecidos. Por isso optei pela obra de Nei Leandro de Castro que, mesmo tendo virado filme, ainda não tem a merecida divulgação, além de ser um livro de um autor do meu estado, o Rio Grande do Norte”, justifica.
Gurgel faz um breve resumo da obra: “O enredo é sobre o Zé Araújo, um homem que renasce aos 28 anos como Ojuara, que é Araújo ao contrário. Essa mudança se deve por um motivo específico; aí precisa ler para descobrir o que é”, brinca ele, que continua: “o personagem muda totalmente seu estilo de vida e passa a desbravar várias cidades do Rio Grande do Norte. A partir de então surgem várias histórias, não só histórias fantasiosas, porque se trata de um livro de ficção, mas histórias que podem acontecer com qualquer boêmio”.
O ministro explica que a publicação é para momentos de lazer, para descontrair. “É um livro muito gostoso de ler, para se debruçar e dar risadas, principalmente para nós que temos uma leitura muito pesada, voltada para obras jurídicas e processos”, comenta.
Eu Recomendo
Quando questionado sobre a iniciativa da coluna, o ministro só tem elogios. “O Eu Recomendo consegue quebrar a ideia de que os ministros só ficam dedicados aos autos e à leitura de livros jurídicos. Sem falar que você passa a ter excelentes indicações e dicas. Com isso, a coluna está contribuindo para a leitura”, conclui.