O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove entre os dias 18 a 20 de novembro o Encontro Brasil-Reino Unido. Entre os assuntos que serão tratados estão lavagem de dinheiro, combate à corrupção, administração de cortes e processo de julgamento, aquisições e relacionamento do Judiciário com a imprensa.
A abertura do evento contará com a presença do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, do embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, e do diretor do The International Governance and Risk Institute (GovRisk), Dominic Le Moignan.
A primeira palestra será proferida pelo ministro do STJ Villas Bôas Cueva, que falará sobre a Implementação da Legislação brasileira anticorrupção. Em seguida, o juiz do Tribunal da Coroa de Kingston-upon Thames (Londres) Michael Hopmeier abordará o tema A importância da luta contra o suborno e a corrupção e seus desafios – a perspectiva britânica.
No período da tarde, estão previstas as palestras As ferramentas na luta contra a corrupção, lavagem de dinheiro e recuperação de bens, também do juiz britânico Michael Hopmeier, e Regulamentações da lavagem de dinheiro, do procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney. Por último, haverá um debate sobre os passos futuros na luta contra a corrupção.
Processo de trabalho
No segundo dia, estão previstas as palestras Administração de cortes, o Poder Judiciário e o processo de julgamento e Aquisições.
O primeiro painel será conduzido pelo chefe da Secretaria no Serviço de Tribunais de Sua Majestade, Sean O’Brien, e pelo juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Clenio Jair Schulze e abordará a estrutura dos tribunais na Inglaterra e no país de Gales.
O segundo painel será conduzido pelo juiz britânico Michael Hopmeier, e o terceiro, pela diretora adjunta de Gestão Comercial e de Contratos do Ministério da Justiça do Reino Unido, Charlotte Dodden. Ela falará sobre monitoramento e verificações dos contratos, aumento da eficiência com as despesas e melhora no processo de aquisições.
Judiciário e imprensa
No último dia do encontro (20), o jornalista britânico Mike Wicksteed e o jornalista brasileiro Fernando Rodrigues falarão sobre o Relacionamento entre o Judiciário e a mídia. O painel será presidido pelo ministro do STJ Og Fernandes. Em seguida, haverá uma mesa redonda sobre o tema.
Posteriormente, Peter Copplestone, assistente no International Anti-Corruption Resource Center, falará sobre Como as fraudes mais comuns e caras operam e seus sinais de alerta – Casos reais.
O evento acontece das 9h às 17h30, no Auditório Externo do STJ. O público externo pode fazer a inscrição pelo site do Tribunal. Os servidores devem acessar o Portal do Servidor> Eventos Internos e garantir a sua vaga.
Clique aqui e veja a programação.
Com informações do site do Tribunal.