| Para alcançar sua missão institucional, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) adotou uma filosofia de Gerenciamento para a Qualidade, que visa direcionar suas ações para a melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos, proporcionando uma justiça acessível, rápida e efetiva. Internamente, esse trabalho é gerenciado pela Coordenadoria de Gestão de Processos de Trabalho/AMG, que tem a missão de prestar consultoria a outras unidades do Tribunal na implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade (NBR ISO 9001), promovendo o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua. Resultados Alcançados - Agilização da prestação jurisdicional
- Melhoria contínua na prestação dos serviços
- Satisfação dos clientes
- Capacitação dos servidores envolvidos nos Sistemas de Gestão da Qualidade
- Padronização de documentos
- Minimização do retrabalho
- Criação de momentos de inspeção
- Facilidade na rastreabilidade de processos e documentos
- Redução do número de não-conformidades
Política da Qualidade do Superior Tribunal de Justiça* A Política da Qualidade é direcionada para atender os requisitos do cliente e assegurar a melhoria permanente dos serviços prestados pelas unidades que integram o Sistema de Gestão da Qualidade. - JUSTICA ACESSÍVEL: significa facilidade de acesso às pessoas, serviços e informações.
- JUSTIÇA RÁPIDA: significa presteza na entrega dos serviços e brevidade no trâmite processual.
- JUSTIÇA EFETIVA: significa atendimento real às demandas da sociedade e satisfação dos jurisdicionados.
Certificados NBR ISO 9000 conquistados pelo STJ Desde 2000, o STJ implantou e certificou quatro Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com os requisitos na norma NBR ISO 9000, abrangendo os escopos: - Autuação, Classificação e Encaminhamento de Processos Originários (certificado em março de 2000), na Secretaria Judiciária. SGQ mantido até a implantação do processo eletrônico no Tribunal, em 2009.
- Elaboração das Publicações Oficiais do STJ (certificado em agosto de 2001), no Gabinete do Ministro Diretor da Revista. SGQ mantido até reestruturação de atividades do Gabinete e interrupção da publicação de algumas obras oficiais, em 2009.
- Análise e Julgamento dos Processos Originários (obtido em outubro de 2004), no Gabinete do Ministro José Arnaldo da Fonseca. O certificado expirou em 2007, tendo em vista a aposentadoria do Ministro José Arnaldo.
- Recebimento, Processamento e Solução de Solicitações de Suporte em TI (certificado em novembro de 2005), na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. O certificado expirou em outubro de 2017, porém o SGQ permanece mantido de acordo com a versão NBR ISO 9001:2008.
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