Em continuidade às medidas de reforço da segurança no ambiente de rede, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai implementar a autenticação em dois fatores para os usuários que acessam os sistemas internos da Corte pela internet, seja via Portal STJ, seja por meio do acesso a sistemas que já estão na versão web. A exigência passa a valer a partir da quarta-feira (8).
Os sistemas que estão na nova página Sob Medida Público Interno ( no canto superior esquerdo do Portal STJ), que entrará no ar nesta quarta (8), passam a exigir a autenticação em dois fatores por meio do Microsoft Authenticator. A página passou por reformulação para tornar a navegação ainda mais fácil e prática.
Mas, atenção: não haverá mudança na forma de acesso aos sistemas para os usuários que estiverem na sede do STJ. A exigência do duplo fator é para os acessos feitos fora da rede do tribunal.
Acesso seguro e descomplicado
Com a atualização de segurança – o acesso via o Sob Medida Público Interno ou por meio dos sistemas que estão na plataforma web será semelhante ao que os servidores e colaboradores já estão habituados ao iniciarem outras aplicações remotamente, a exemplo do Office 365 e dos sistemas disponíveis via RDS.
Como ocorre em outros ambientes virtuais do Tribunal, os usuários que acessarem os sistemas internos pela internet – seja de computadores pessoais, seja por meio de dispositivos móveis –, além de informar o login ([email protected]) e a senha, deverão confirmar a autenticação no aplicativo Microsoft Authenticator instalado no telefone celular.
Participação de todos é fundamental para garantir a segurança dos sistemas
Confira a lista dos principais serviços que serão contemplados por esta mudança:
• Intranet;
• e-PRO;
• PROSER;
• Educação a Distância - EAD;
• SEI;
• Justiça Web.
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) destaca que os sistemas de uso interno do STJ são bastante sensíveis e guardam informações extremamente importantes. Assim, as medidas de segurança têm sido adotadas para garantir a disponibilidade e a confidencialidade desses sistemas e de seus dados. A participação de todos os servidores e colaboradores é fundamental para tornar o ambiente tecnológico do Tribunal cada vez mais seguro!
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