Na última sexta-feira (27), o projeto Sociedade Para Todas as Idades realizou a primeira ação presencial, após quase dois anos de atividades remotas, em decorrência da pandemia de Covid-19. Cerca de 24 idosos do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Ceilândia, visitaram o Superior Tribunal de Justiça (STJ), trazendo a alegria e a emoção que somente podem ser conquistadas pela experiência de vida.
O gestor do projeto, desenvolvido pela Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), Daniel Mendes Pereira, lotado na Seção Educativa e Social (SEDUC/SED), ressaltou que a retomada das atividades presenciais foi muito esperada, tanto pelos idosos quanto pelos servidores da CULT, mas necessária para poder ser realizada com segurança. “Felizmente conseguimos esse retorno gradual, com grupos menores por conta do distanciamento, mas estamos com a expectativa de voltar com as visitas para grupos maiores, como era antes”, contou.
O professor Jocênio Epaminondas, que acompanha o grupo de idosos e é responsável por lecionar um curso de inclusão digital no IFB, relatou que o ambiente remoto ajudou bastante nesse período pandêmico no entanto, havia a expectativa de quando as atividades presenciais voltariam a acontecer. “Essa parceria nossa com o STJ vem desde 2019 e fiquei muito feliz quando fui informado pela equipe do STJ que nós seríamos o primeiro grupo de idosos a retomar as visitas presenciais pelo projeto Sociedade Para Todas as Idades”, declarou.
Respeito e dignidade
Os idosos foram recebidos por Daniel, que explicou o funcionamento do Tribunal Pleno e, ainda, o significado da obra Mão de Deus, de Marianne Peretti. A artista que faleceu em 25/4/2022, aos 91 anos, foi homenageada em poesia, pelo servidor da Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED) Washington Dourado.
Após o Hino Nacional, os idosos reuniram-se no mezanino do Prédio dos Plenários para assistir a palestra sobre o Estatuto dos Idosos, estabelecido na Lei n. 10.741, de 2003, ministrada pelo servidor da Seção de Memória e Difusão Cultural (SEMEC/SED) José Fonseca Júnior. “Uma lei que tem muitos benefícios para os idosos, mas que requer uma política pública de implementação enorme”, observou.
Na ocasião, também foram apresentadas as medidas e as orientações sobre situações de possíveis maus tratos a idosos.
O projeto
O projeto Sociedade Para Todas as Idades, desenvolvido pela CULT, proporciona atividades lúdicas e palestras informativas, com vistas à capacitação de idosos do Distrito Federal e do Entorno para a conquista de melhor qualidade de vida. Os participantes são incentivados a refletir sobre seu papel na sociedade e a importância de sua colaboração no compartilhamento de valores e experiências.
Participaram, também, o chefe da Seção Educativa e Social (SEDUC/CULT), Valmir Domingues Vargas, e a servidora Rosimeira Lopes.
Para mais informações, entre em contato com a CULT nos ramais 8162, 8460 ou 8326.