Por intermédio da Coordenadoria de Assistência Odontológica (CAOD) e da Seção de Odontologia Clínica (SOCLI), a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) promove o projeto Sorriso Inclusivo. O objetivo é promover a saúde bucal de servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com deficiências físicas. A iniciativa integra o projeto Sorriso Saudável, que visa atender a todos os servidores da corte e conta com o apoio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI).
Segundo Ana Maria Costa, chefe da SOCLI, pesquisas indicam que a saúde bucal é uma área que costuma ser negligenciada por pessoas com deficiência. “Essas pessoas apresentam até duas vezes mais chances de ter doenças bucais do que a população geral”, alerta.
O Sorriso Inclusivo priorizará a marcação da consulta odontológica para esse público, na qual serão realizados procedimentos de prevenção, diagnósticos de problemas e encaminhamento para exames complementares, se necessário. “Ações educativas em saúde serão o principal objetivo do projeto e farão parte desse olhar inclusivo da equipe de odontologia do STJ”, observa Ana Maria Costa.
A marcação de consultas será feita segundo o aniversário dos servidores. Os aniversariantes de abril receberão uma mensagem via e-mail com o convite e as instruções, e terão suas consultas marcadas a partir de maio. No decorrer do ano, serão enviados os convites via correio eletrônico aos próximos aniversariantes, seguindo o modelo do Exame Periódico de Saúde do STJ.
Ana Maria Costa observa que as consultas para os servidores com deficiência serão mais longas, e poderá ser solicitado apoio, como tradução em Libras ou apoio de brigadistas para ajudar o paciente a sair da cadeira de rodas. “Queremos remover as barreiras para esse público tratar de sua saúde bucal”, comenta a chefe da SOCLI.
Mais informações podem ser obtidas na CAOD, no telefone 3319-9480.