Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

24 de fevereiro de 2022 - ed. 1795

Comunicar para somar
 

O Círculo de Acolhimento Parental do STJ é um projeto da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) com o apoio do programa Humaniza STJ e do CEFOR, iniciado em agosto de 2021, realizado pela Comissão da Primeira Infância. O programa tem como propósito aproximar o conhecimento científico no contexto da Parentalidade e Desenvolvimento Infantil do corpo de servidores e colaboradores do STJ que são pais, mães ou lidam com crianças, com o intuito de promover práticas respeitosas e sem violência nas relações entre pais e filhos, entendendo a grande importância da qualidade dessas relações para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. 
      
A próxima edição do projeto será realizada no dia 4 de março, na plataforma Zoom, das 15h às 17h. As inscrições deverão ser realizadas no portal EducaEnfam, clicando aqui.
       
Comunicação entre Pais e Filhos

Neste Círculo de Acolhimento Parental, o tema tratado pela pediatra Giulianna Felizola e pela psicóloga Rowena Carraca será “Como melhorar a comunicação com os filhos”. Primeiramente, Giulianna Felizola pontuará os desafios presentes na comunicação entre pais e filhos, utilizando a Comunicação Não Violenta (CNV) no contexto da Parentalidade. A CNV é uma metodologia desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, baseada na compaixão e empatia, com o objetivo de inspirar conexões sinceras entre as pessoas, de maneira em que as necessidades de todos sejam atendidas.
       

Em seguida, a psicóloga Rowena abordará o tema Escuta Ativa, que é uma técnica de comunicação interpessoal envolvendo ações como: ouvir com atenção e sem julgamento; demonstrar interesse; confirmar a compreensão; validar o sentimento, e mostrar empatia. Praticando esse tipo de escuta, podemos promover uma conexão real e tornar a comunicação mais eficiente, acarretando mais confiança e intimidade emocional nas relações entre pais e filhos.
           

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).