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24 de fevereiro de 2022 - ed. 1795

Satisfação em alta
 

A satisfação geral dos servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) continua alta, que tinha como meta chegar a um patamar de 80%, mas a superou, chegando 89,85%. Destacaram-se áreas-chave, como políticas corporativas de capacitação de pessoal, comprometimento com o trabalho, relacionamento com colegas e chefias, e comunicação. 

Na tarde desta quarta (23), a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) apresentou os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação de 2021, pela plataforma Zoom. Os questionários foram aplicados entre 13 de setembro e 1º de 2021. Apesar da pandemia e do trabalho remoto, a SGP considerou que houve uma boa participação dos servidores, com 1.090 respondentes, o que representa pouco mais do que 37%.

Retrato completo

A secretária da SGP, Solange da Costa Rossi, esclareceu que a pesquisa é realizada de dois em dois anos e fornece subsídios para iniciativas em prol dos servidores no STJ. “Temos um Comitê do Clima, presidido pelo diretor-geral do Tribunal, que analisa esses subsídios e dá andamento às iniciativas definidas após a pesquisa”, explicou. Ela frisou a necessidade da participação do maior número de servidores possível, para ter um retrato mais completo do Tribunal. 

José Fábio Santana, servidor da SGP, afirmou que a Pesquisa de Clima cobre vários temas importantes para o tribunal e os servidores, como liderança, gestão participativa, natureza do trabalho, entre outros. “Também fazemos um levantamento demográfico dos participantes, como gênero, nível educacional, e outros. Isso nos ajuda a entender as diferentes perspectivas dos nossos colaboradores”, explicou.

Dos respondentes, 50,64% foram mulheres e 49,36%, homens. Quanto ao cargo, a maioria dos participantes foram técnico judiciários – 55,5% – seguidos pelos analistas – 38,72% – e outros cargos – 5,78%. A maioria dos servidores que responderam são lotados em secretarias, somando 76,61%. “Esses números refletem, em boa parte, a composição do próprio Tribunal”, avaliou. 

Alta aprovação

As políticas de capacitação e práticas organizacionais tiveram alta aprovação. Verônica Schielke Lemos, servidora da Seção de Gestão de Desempenho e Carreira (SEDEC/SGP), ressaltou que o item Liderança, que inclui coordenar grupos, unidades e estimular os servidores, teve uma aprovação de 4,24, numa pontuação máxima de 5. Outros itens, como reconhecimento e autonomia, tiveram pontuações maiores do que 3,90. “Entre alguns pontos mais destacados está o teletrabalho, que foi considerado uma das maiores melhorias ofertadas, promovendo autonomia e qualidade de vida. A relação com os gestores e colegas também foi considerada muito boa”, comentou. 

A comunicação institucional e o esforço para informar os servidores foram considerados pontos positivos, recebendo 3,97 da pontuação de 5. No total, 85% dos participantes consideraram a comunicação de boa qualidade e, especialmente por causa da pandemia, essencial. 

Entre os pontos positivos mais citados pelos servidores, estão as condições de trabalho – como estrutura física e investimentos em tecnologia e equipamentos –, e benefícios e qualidade de vida, como as iniciativas da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) e o teletrabalho.

A resolver

Entre os aspectos considerados negativos está a distribuição de funções. “Muitos servidores consideraram que os critérios de concessão não são claros e que haveria uma falta de rotatividade nelas. Outro ponto foi que elas se concentrariam na área-fim, deixando poucas para as áreas administrativas”, disse Verônica. 

Os pontos negativos mais citados foram questões relacionados a carreira, como valorização de cargos técnicos e defasagem salarial. 

Uma questão destacada na pesquisa foi que muitos servidores não souberam responder ou não consideraram que houve melhorias entre a pesquisa de 2019 e a de 2021, somando 73% dos participantes. Considerou-se que uma das causas disso foi que muitas iniciativas que surgiram como resultado do Clima Organizacional, como o programa Valoriza STJ e o Fika, não foram associadas em pesquisa. A SGP vai passar a colocar um selo de identificação nessas ações para resolver essa questão. 

Você pode assistir à transmissão completa clicando aqui. Os participantes da pesquisa receberam uma cópia do relatório por e-mail. O documento também será disponibilizado na página da SGP. 

 

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