O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, empossou no último mês de novembro cinco novos servidores para o Tribunal, nos cargos de técnico administrativo e técnico administrativo apoio em área especializada.
Para o ministro, as nomeações traduzem o esforço da administração em viabilizar o incremento na força de trabalho do Tribunal e exemplificam o reconhecimento do esforço e da determinação dos aprovados no concurso de 2018, que dedicaram parte de suas vidas para integrar a força de trabalho do STJ.
“Tive a oportunidade de viabilizar, desde que assumi a Presidência desta Corte, a nomeação de 122 candidatos para ocupar cargos de nível médio e superior, sendo 67 no ano de 2020 e 55 em 2021, sendo muitos provenientes de diversos estados da Federação, uma diversidade de culturas dentro do Tribunal da Cidadania”, comentou Humberto Martins na ocasião.
No evento, ele destacou o papel do STJ de promover a cidadania e oferecer prestação jurisdicional rápida e efetiva. Nessa tarefa, afirmou ser indispensáveis o empenho e a dedicação de cada um dos servidores da casa.
Aos novos servidores, disse esperar que todos cultivem valores como a humildade, a prudência e a sabedoria na sua atuação.
“O STJ costuma ser o alvo principal daqueles que pleiteiam um cargo no Poder Judiciário, em razão do caráter norteador das suas decisões e da sua relevância no cenário nacional. Criam-se muitas expectativas positivas sobre a possibilidade de compor a força de trabalho da Corte, e, com isso, aprimorar os conhecimentos e contribuir de forma inovadora com melhores resultados”, declarou Martins ao comentar o papel do STJ.
O presidente afirmou estar feliz com as nomeações e que pretende reforçar ainda mais o quadro funcional em 2022. Independentemente da área de atuação, lembrou, é importante pensar sempre na construção de um Brasil melhor e de um Tribunal cada vez mais eficiente para servir de modelo ao Poder Judiciário.
Confira a íntegra da fala do presidente.
Referência para o Judiciário
Para os novos servidores, a experiência de ser nomeado em um contexto ainda desafiador de pandemia da Covid-19 é gratificante e possibilita o início de uma jornada em um Tribunal que já era visto pelos candidatos como referência para o Judiciário.
Arthur Carvalho Alves afirmou que trocou seis anos de atuação em uma agência reguladora pela oportunidade de trabalhar no STJ, em razão da excelência do Tribunal. Por sua vez, Jéssica Paloma da Silva considera que atuar em uma Corte tão bem conceituada só faz aumentar a responsabilidade de quem é nomeado.
Veja os detalhes das afirmações de Arthur.
Vitor Felipe Pitz afirmou que já ouvia muitas coisas boas sobre o Tribunal antes de fazer o concurso. Ele já trabalhava no Judiciário e espera que o contato próximo com ministros e temas relevantes do direito possa ajudar em uma futura carreira na magistratura.
A importância da entrada de novos servidores para o Tribunal foi ressaltada diretor-geral, Marcos Antonio Cavalcante. Assista ao vídeo. A secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Solange da Costa Rossi, destacou que o reforço nos quadros funcionais contribuirá para a celeridade processual na Corte. Veja.
Participaram também da cerimônia, o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana, secretários e assessores-chefes.