Após quase três décadas de serviços prestados em prol da saúde do corpo funcional do Tribunal, o secretário de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho da Justiça Federal (CJF), dr. Bonfim Abrahão Tobias, foi homenageado no último dia 14 de setembro, durante cerimônia semipresencial na Presidência para marcar a sua despedida da Corte.
O presidente do STJ e do CJF, ministro Humberto Martins, chamou atenção para a excelência e a dedicação do médico cardiologista. “Posso afirmar que o dr. Bonfim imprimiu sua marca de amor e talento em tudo o que fez ao longo de sua caminhada”, elogiou Martins.
O ministro enalteceu as realizações do secretário, como a criação do Programa de Assistência aos Servidores (Pró-Ser) e a coordenação das ações da SIS no combate à pandemia da Covid-19.
“Ele se empenhou na missão de proporcionar um atendimento integral à saúde de ministros, servidores e colaboradores – inclusive do CJF –, sempre oferecendo a eles, por meio de uma estrutura adequada, um serviço de proteção à saúde que é referência de qualidade e um plano de saúde que atende às necessidades de todos”, declarou o presidente. Veja a íntegra do discurso.
Reconhecimento e gratidão
Ao agradecer pela homenagem, o secretário da SIS destacou as amizades construídas ao longo da sua trajetória no Tribunal e o apoio administrativo que recebeu de sucessivas gestões. Ele exaltou o espírito cívico dos servidores e colaboradores do STJ.
“A gente tem aqui no Tribunal algo que não encontra em qualquer lugar no serviço público, que é a tomada de consciência do trabalho a ser feito e do papel de cada servidor para o engrandecimento da sociedade“, observou. Confira o vídeo.
O ministro aposentado Costa Leite traçou um breve panorama histórico do legado do dr. Bonfim, que assumiu a direção do serviço médico da Corte em 1990, a convite do então presidente do STJ, ministro aposentado Washington Bolívar de Brito.
“Atingir o Olimpo, tornando-se respeitado e admirado por suas virtudes, seguramente, é para poucos. O nosso estimado dr. Bonfim Abrahão Tobias, sabemos todos, está entre esses poucos”, afirmou o ministro aposentado Costa Leite. Veja os detalhes.
Quando presidiu o STJ e o CJF no biênio 2000-2002, Costa Leite prestou uma série de importantes contribuições para o fortalecimento da SIS e, em especial, do Pró-Ser e a implantação do Exame Periódico de Saúde (EPS).
O ministro Gurgel de Faria, que coordena o Comitê de Saúde do STJ, também homenageou o médico. “Não é uma despedida, pois o dr. Bonfim continuará dentro de nossos corações, como alguém que fez tanto pela nossa SIS e pelo nosso Pró-Ser”, disse. Assista a íntegra.
Outro tributo ao dr. Bonfim foi oferecido pelos representantes da Associação dos Servidores do STJ e do CJF (ASSTJ), Antônio Alcides de Assis Carvalho, e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (SINDJUS-DF), Francisco de Oliveira Vaz. Ambos entregaram placas de homenagem ao secretário da SIS.
Participaram, ainda, da cerimônia de despedida do dr. Bonfim: o vice-presidente do STJ e do CJF, ministro Jorge Mussi; o ministro Reynaldo Soares da Fonseca; o ministro aposentado Antônio de Pádua Ribeiro; o diretor-geral, Marcos Cavalcante; e o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana, além de secretários e gestores do Tribunal.
Novo secretário da SIS
Com a saída de Bonfim Abrahão Tobias, o cargo de titular da SIS é do atual secretário-adjunto de Assistência Médica, o médico Paulo Roberto Lenzi. Especialista em clínica médica, ele ingressou no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR) em 1984, compondo os quadros do STJ desde a sua criação.
“Nós vamos dar continuidade a esse belo trabalho iniciado pelo meu amigo Bonfim, tanto na parte de prestação direta dos serviços médicos quanto no Pró-Ser, com a ajuda de Deus e da administração”, assegurou o próximo secretário de Serviços Integrados de Saúde. Confira no vídeo.