Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

17 de junho de 2021 - ed. 1624

No caminho certo
 

O Conselho Nacional de Justiça publicou na última semana a Resolução n. 395/2021, que institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário. As disposições trazidas pela norma buscam aprimorar as atividades nos órgãos, por meio da difusão da cultura da inovação, com implementação de técnicas e métodos modernos de trabalho. Novos produtos, serviços, processos mais eficazes e formas diferentes de solucionar as dificuldades do dia a dia; são muitas as possibilidades, o que vale mesmo é inovar!    

A Resolução dispõe, ainda, de princípios de gestão, como: foco no usuário; participação de servidores e magistrados; e coordenação colaborativa de esforços para criação, experimentação e compartilhamento de boas práticas. Além disso, o texto sugere a realização de testes em relação à avaliação do impacto da implementação das inovações no trabalho, e institui a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro.   

Nesse caminho da inovação, o Superior Tribunal de Justiça também lançou, na semana passada, o Edital n. 1/2021 que estabelece normas e condições para a realização do Prêmio InovaSTJ 2021. A iniciativa tem o objetivo de premiar anualmente as melhores práticas e ideias inovadoras que possam contribuir para a melhoria dos serviços na Casa. “Nada mais justo que contarmos com propostas de quem conhece e trabalha, no dia a dia, as necessidades dos cidadãos”, disse o ministro presidente, Humberto Martins.

Estimular a inovação no STJ

Os servidores poderão concorrer em duas categorias: Práticas Inovadoras – iniciativas modernas, criativas e com resultados comprovados e mensurados de produtos ou serviços em uso no Tribunal; e Ideias Inovadoras – propostas de criação de produtos e serviços, ou de melhorias em produtos e serviços oferecidos pelo Tribunal. Qualquer área da Corte poderá apresentar suas ações.

O secretário de Gestão Estratégica (SGE), Montgomery Wellington Muniz, observa que a inovação contribui para o aprimoramento da Justiça. “O prêmio é uma forma de valorizar aqueles que, embora estejam envolvidos com as entregas diárias de seus processos de trabalho, conseguem visualizar formas diferentes de trabalhar no STJ”, opina.

As ações inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora, composta por cinco servidores do Tribunal, a serem designados pelo diretor-geral. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados e divulgados em revista digital, a ser publicada pela instituição. Além disso, autores dos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão placa alusiva à sua classificação.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected].

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).