Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

25 de janeiro de 2021 - ed. 1526

Compromisso com o conhecimento
 

A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva (CBIB/SED) é a unidade responsável pela aquisição de doutrina para o atendimento a ministros, servidores e colaboradores de forma geral, comprando tanto livros e periódicos impressos como assinando base de dados digitais que possuem documentos jurídicos.

Pensando nisso, a Biblioteca assinou contrato recentemente com a Tirant Lo Blanch, que traz 7.500 e-books, nacionais e estrangeiros, com ênfase na América Latina, Espanha e em Portugal.

A coordenadora da Biblioteca, Rosa Carvalho, explica que esta assinatura, com todas as aquisições que já foram feitas pela unidade, ajudam a CBIB no cumprimento de seu objetivo maior, que é atender os pedidos de informação jurídica de todos os usuários.

“Esta nova ferramenta vai ampliar o acervo digital e facilitar cada vez mais o acesso às informações de forma independente pelas pessoas que, em grande maioria, estão trabalhando remotamente”, afirma.

Grande acervo digital

Para a gestora, o usuário precisa da informação de forma rápida e atualizada, e as bases de dados oferecem essa comodidade, pois podem ser acessadas de qualquer lugar.

“Outra grande vantagem é que vários usuários podem consultar simultaneamente a mesma obra digital, diferentemente da impressa que, quando está emprestada, é necessário fazer uma reserva e aguardar a data de devolução”, lembra.

Rosa também ressalta que a Biblioteca possui, atualmente, um acervo digital 20% maior que o físico, e que esta mudança já vem ocorrendo há alguns anos.

Ainda segundo a coordenadora, com disso, quando chegou a pandemia, a CBIB conseguiu continuar atendendo a todos os usuários.

Treinamento gratuito

Para melhor atender os que se interessarem pelas ferramentas, a CBIB também oferece treinamento virtual, em grupo, para que os usuários possam utilizar melhor as funcionalidades oferecidas.

“O treinamento é necessário, pois cada base de dados tem suas características e funcionalidades específicas e, quanto mais forem compreendidos os recursos da base de dados, mais se consegue tirar proveito dela”, conclui Rosa.

O exercício é gratuito; basta fazer agendamento na Seção de Atendimento e Pesquisa (SEAPE/CBIB), por meio do ramal 9054.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).