Desde o início da pandemia, a prioridade do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é garantir a saúde de todos, promovendo ações preventivas e educativas relacionadas à Covid-19. O ministro presidente do STJ, Humberto Martins, reforça que “o retorno às atividades presenciais será gradual e seguro, sempre com vistas à prevenção da saúde dos servidores e colaboradores”.
Para cumprir o objetivo, o STJ adquiriu um atomizador para desinfetar ambientes fechados. O aparelho pulveriza o ar com produtos antissépticos usados na limpeza do dia a dia e ajuda a conter a disseminação de vírus e bactérias, protegendo a saúde dos servidores. Segundo a Coordenadoria de Serviços Gerais (COSG), o procedimento traz mais segurança e reduz a propagação de micro-organismos no ambiente de trabalho.
O coordenador da COSG, Ricardo Cecagno, explica que o serviço de higienização é feito por demanda e deve ser previamente agendado na Seção de Limpeza e Conservação (SELIC/SAD), por meio do ramal 8080. “O objetivo é higienizar o ambiente de forma mais eficiente. É importante alertar às unidades que, durante a aplicação do produto, até uma hora depois, ninguém pode trabalhar no local. O ideal é agendar o serviço no primeiro horário ou no final do expediente”, orienta Ricardo.
Ar-condicionado
Vigilante quanto à qualidade do ar que circula nas dependências da Casa, a Seção de Instalações Mecânicas (SIMEC/SAD) é responsável pela manutenção do sistema de ar condicionado no STJ. Periodicamente, são realizados procedimentos de limpeza da central de água gelada, das torres de resfriamento, de substituição de válvulas e registros danificados, lavagem ou troca de filtros, limpeza mecânica dos chillers, entre outros, por empresas contratadas. Tudo isso com o objetivo de renovar e melhorar a circulação do ar.
A cada seis meses, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) – por meio de uma empresa terceirizada – também avalia a qualidade do ar. Nessa auditoria, são verificados a quantidade de CO2, os materiais em suspensão (patogênicos ou não), o estado de conservação e a limpeza da casa de máquinas. Os resultados das últimas análises demonstraram que o ar de dentro do Tribunal está melhor do que de fora.
Servidores satisfeitos
Os servidores atestam a qualidade desses serviços. Um exemplo é Inaê Cerqueira Alvarenga, coordenadora de Provimento e Informações Funcionais (CPIF), que relata que, no início deste mês, um servidor de seu setor apresentou sintomas da Covid-19. “Acionamos o serviço no ramal 8080 e uma equipe de manutenção se apresentou para higienizar o local com o atomizador”, conta.
Segundo Inaê a equipe foi muito cordial e eficiente, e se ofereceu para limpar toda a coordenadoria. “Acho muito importante ter uma equipe treinada dentro do Tribunal para esse serviço. Fiquei muito impressionada com o preparo e a agilidade dela. Nossos servidores se sentem mais seguros”, observa.
Para mais informações, entre em contato com os ramais 8172, 8025 e 8074.