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19 de janeiro de 2021 - ed. 1522

Superando as barreiras
 

O ano de 2020 foi de superação para várias unidades da Casa, especialmente para a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), que tem como missão primordial cuidar da saúde dos ministros e servidores.

Mesmo diante da pandemia que obrigou os profissionais da saúde a se adaptarem – devido ao aumento de demandas por serviços médico-hospitalares, protocolos de segurança e atendimentos a distância –, a SIS conseguiu manter a qualidade na prestação dos serviços, assistenciais e preventivos.

Muitos fatores contribuíram para o alcance das metas e dos objetivos da unidade, como o apoio permanente da Presidência no desenvolvimento das atividades. A implementação do teleatendimento também permitiu à SIS oferecer assistência de forma célere e segura.

Suporte em números

Relativamente ao ano de 2020, a SIS realizou 25.120 atendimentos, incluindo as teleconsultas. Em relação aos primeiros 100 dias da gestão do presidente, ministro Humberto Martins, o número de atendimentos realizados pela SIS, no período de 27 de agosto a 24 de novembro, foi de 6.277, sendo 1.178 na modalidade presencial e 5.099 por meio de teleatendimento – o que representa, nesse último caso, mais de 81% do total de atendimentos. É preciso considerar ainda que, desde o início da nova gestão, a SIS agregou a tarefa de coordenar os serviços de saúde desenvolvidos no âmbito do Conselho da Justiça Federal (CJF), que teve 379 registros de atendimentos.

Ações e campanhas

Diversas campanhas e ações educativas, promovendo a saúde física e mental das pessoas, também foram desenvolvidas em 2020. Essas iniciativas possibilitaram a manutenção da vigilância contínua da saúde individual, de caráter preventivo, a descoberta dos primeiros sinais de doenças (incluindo fatores psicológicos) e a indicação de medidas que puderam contribuir para o bem-estar social, físico e mental dos ministros e servidores da Casa e do CJF.

A SIS desenvolve programas e projetos que impactam diretamente a promoção da saúde e a prevenção de doenças, como é o caso do Programa STJ Qualidade de Vida. Além disso, podem-se destacar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, as Rodas de Conversa, os programas Cinco Passos para o Controle do Peso e Movimente-se, o Projeto Odontologia em Casa e o acompanhamento de servidores na pandemia.

Novos projetos

No último semestre, a SIS compilou para publicação dois projetos implementados pela unidade: o Projeto Sempre é Tempo de Aprender e a Memória da SIS. As obras devem ser lançadas neste ano.

Por fim, o Plano de Saúde dos Servidores do STJ (PRÓ-SER) oferece diversos serviços de apoio à saúde, contando com ampla rede de atendimento a ministros, servidores e seus dependentes, um programa que vem sendo atualizado constantemente com o objetivo de modernizar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados.

Para mais informações, entre em contato com o ramal 9615.

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