O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, nomeou nesta semana 26 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2018. A previsão é que os candidatos tomem posse no dia 2 de dezembro.
Do total de nomeados, 20 são para o cargo de analista judiciário, área judiciária; cinco para técnico judiciário, área administrativa; e um para técnico judiciário, área de desenvolvimento de sistemas. Em sua maioria, as vagas são decorrentes da aposentadoria de servidores.
A convocação de novos servidores foi uma das demandas recebidas pelo ministro Humberto Martins na primeira edição do projeto Fale com o Presidente – De mãos dadas: magistratura e cidadania, realizada em 28 de outubro. A próxima edição ocorrerá no dia 30.
“A nomeação de novos servidores já estava incluída no planejamento estratégico do tribunal, mas também foi um dos pedidos trazidos pela sociedade diretamente à Presidência. Com a complementação da força de trabalho, buscamos elevar a agilidade e a eficiência da corte, tendo sempre como objetivo central a melhoria da prestação jurisdicional”, afirmou o presidente do STJ.
Cotas
Entre os futuros servidores, cinco foram aprovados dentro do quantitativo de vagas destinadas a pessoas negras – quatro no cargo de analista judiciário e um no cargo de técnico judiciário. Além disso, um candidato tomará posse na vaga reservada a pessoas com deficiência, no cargo de analista.
O prazo de validade do concurso de 2018 está suspenso até o término da vigência do estado de calamidade pública declarado pela União em razão da pandemia do novo coronavírus. A suspensão foi determinada pelo Edital 16/2020.
Na página do concurso, é possível encontrar todos os editais referentes à seleção, bem como o quadro de convocados para cada área.