“Tanto para os pesquisadores que estão distantes dos grandes centros urbanos quanto para aqueles, como eu, que estão neles, mas que evitam se deslocar, o serviço oferecido pela biblioteca do STJ tem se revelado de extrema importância. Não bastasse a qualidade do acervo, merece destaque especial a equipe da biblioteca, que, com todo o seu carinho e atenção, busca todas as soluções para ver satisfeitas as demandas dos usuários.”
Esse foi o depoimento de um dos estudantes que utilizaram os serviços oferecidos pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva (CBIB) entre os meses de abril e outubro deste ano. Com a pandemia, a CBIB passou a funcionar, em maior parte, remotamente. Em seguida, adotou o regime de plantão, às sextas-feiras. Apesar das dificuldades, os atendimentos continuaram a contribuir para os estudos de diversas pessoas.
“O serviço mais utilizado nesse período foi a solicitação de cópias. Por atender o Brasil todo, nós conseguimos auxiliar alguns estudantes que estavam sem biblioteca e estudavam para mestrado ou doutorado”, esclarece a chefe da Seção de Atendimento e Pesquisa (SEAPE/CBIB), Mônia Zoraima.
A servidora explica que alguns materiais foram repassados aos solicitantes de maneira remota, mas, sempre que possível, após reunir certa quantidade de pedidos, uma pessoa designada ficava responsável por digitalizar, no Tribunal, o material solicitado pelos estudantes.
A coordenadora da CBIB, Rosa Maria de Abreu, parabeniza a participação de toda a equipe e ressalta que o trabalho é sem fronteiras. “É muito gratificante receber esses depoimentos. Obrigada pela dedicação de todos. Parabenizo a cada um por levar a informação certa, no tempo certo, para o usuário”, afirma.
Um agradecimento especial
O estudante Eduardo Bolsoni Riboli, agradecido pelo auxílio prestado pela Biblioteca, decidiu doar ao acervo um exemplar de seu livro, publicado recentemente. Trata-se de uma versão revisada, ampliada e atualizada de sua dissertação de mestrado científico em Direito, defendida na Universidade de Coimbra, em Portugal.
“O acervo da biblioteca auxiliou muito em meus estudos, foram e ainda são essenciais em minha jornada acadêmica; portanto, gostaria de entregar esta obra como uma forma de agradecimento”, declara Eduardo.
Outros estudiosos também demonstram sua gratidão pelo atendimento recebido na CBIB durante esse período de mudanças e incertezas.
“Reputo o serviço de pesquisa de doutrina e legislação do STJ. Excelente!”
“Gostaria de elogiar e agradecer pela celeridade e disposição do serviço de pesquisa em me enviar o capítulo de livro solicitado em meio à pandemia. A obra realmente não é fácil de ser encontrada e, por isso, a Biblioteca do STJ era minha única solução.”
Os depoimentos foram retirados da pesquisa de satisfação, direcionada aos usuários por meio da Ouvidoria.