Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

11 de fevereiro de 2020 - ed. 1296

As vestes da Justiça
 

No próximo dia 18, o Espaço Cultural STJ sediará o lançamento do livro A Toga e a Beca – Vestes talares, de autoria de Katia Oliveira Bonifácio Albuquerque e prefaciado pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Ele discorre sobre vestuários de outros campos, como as vestes universitárias e religiosas, e demonstra sua origem em comum. 

A obra tem foco nas vestes talares – trajes marcantes que representam a dignidade dos cargos atuantes no Judiciário e emolduram indistintamente homens e mulheres, ricos e pobres, nos contemporâneas pleitos da magistratura.  

A história das vestes

Baseando-se nos fabulosos estudos realizados pelo professor de história António Manuel Nunes, da Universidade de Coimbra, exímio estudioso e pesquisador, a autora aborda a tipologia das vestes, seus atores, hábitos ao longo da história, desde a colonização do Brasil até Roma Antiga, berço das vestes. Assim, de forma didática, proporciona genuíno conhecimento a respeito desses elementos.

Katia Albuquerque é bacharel em Direito e em Administração de Recursos Humanos, especialista em Gestão Empresarial, atualmente ocupa o cargo de diretora administrativa do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, CNCP – Brasil (2018/2020). Entre suas publicações, estão: Egrégia Corte, Manual do Cerimonial no Poder Judiciário, 2009 (esgotado); Da Cor do Passado, 2010; Modos. K – Guia de Comportamento Profissional para Gestores de Eventos, 2013.

Para informações adicionais, entre em contato com os ramais 8521, 8373 e 8460.

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).