Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

19 de dezembro de 2019 - ed. 1258

Um ambiente convidativo
 

A época mais esperada do ano já se aproxima, e com ela vêm os presentes, os sorrisos, as comemorações e, claro, as decorações que caracterizam o Natal. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), muitas unidades entraram nesse clima de gratidão e decidiram enfeitar seu ambiente de trabalho de formas diferentes e criativas.

“Eu acho que o clima do lugar muda. Todo mundo fica mais alegre com essa sensação de confraternização. A gente fica mais empolgado”, comentou Sandra Carvalho, colaboradora da Coordenadoria de Serviços Especiais (COSE/SSE).

A COSE realiza decorações todos os anos. Desta vez, os servidores e colaboradores optaram por enfeites no teto e na porta de entrada da coordenadoria. “Eu e mais um colega colocamos tudo. É importante manter a tradição natalina”, afirmou Sandra.

 

Uma decoração diferente

A Seção de Reprografia e Encadernação (SEREN/SAD) também entrou na energia natalina. Logo na entrada, os visitantes se deparam com uma árvore de Natal bem convidativa, com direito a estrela de pisca-piscas. A ideia foi do colaborador Ramon Rocha, recepcionista da unidade, que em todos os anos ornamenta a seção de diferentes formas.

Neste ano, os enfeites das paredes cederam lugar à brilhante estrela na bancada da recepção, que chama a atenção de todos que passam. “Eu já começo a decorar no início de novembro, para não perder tempo. Gosto porque, na minha família, temos esse hábito. Acredito que deixa o ambiente mais familiar; afinal, passamos mais tempo no Tribunal do que em casa”, disse Ramon.

Gostinho de infância

Outra unidade que cedeu aos encantos do Natal foi a Secretaria de Segurança (SSE). Os enfeites colocados pelos servidores contemplaram não só a própria secretaria, como todo o corredor do subsolo do Edifício dos Plenários. O organizador, o servidor José Jezer, disse ter um motivo especial para apreciar esta época do ano.

“Eu nasci no dia de Natal, 25 de dezembro. Então, sempre gostei da data. Isso me remete à infância, àquela sensação de família. E todos os anos nós fazemos algo aqui, para dar um pouco mais de humanidade e vida neste espaço do subsolo, onde é tudo branco. A nossa intenção é dar um pouco mais de colorido e de festividade para o local”, afirma.

O servidor ressaltou ainda a contribuição desse tipo de iniciativa para um ambiente de trabalho mais amigável. “As pessoas se sentem mais alegres e emotivas, a gente percebe que elas passam, brincam, assoviam músicas de Natal, alguns cantarolam alguma coisa, e é notório que o espírito de solidariedade contagia o ambiente”, analisa.

José ressalta que todos participaram com sugestões sobre a decoração. Além disso, as unidades vizinhas apreciaram os ornamentos e, inclusive, agradeceram pela iniciativa.

“Acredito que, se todas as áreas do Tribunal fizessem isso, poderíamos ter um clima ainda mais humano e agradável. O ideal mesmo seria que as pessoas mudassem o ano inteiro, mas, como não tem como, pelo menos neste período elas ficam mais alegres e leves”, afirma o servidor.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).